Dia da Mãe lembrado pelo Poeta sernancelhense José Campos Portinha

jose portinhaO poeta José Campos Portinha, natural de Aldeia de Santo Estêvão, freguesia de Carregal, Concelho de Sernancelhe, escreveu o poema "É tão bom ter uma mãe" para lembrar o Dia da Mãe, este ano comemorado no dia 4 de maio, o primeiro domingo do mês, elogiar todas as mães do Mundo e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

Autor de várias publicações em poesia, toda a sua obra manteve sempre uma ligação forte às Terras do Demo de Aquilino Ribeiro, coincidentemente também natural de Carregal, Sernancelhe. A Terra da Castanha, a Lapa e a fé em volta daquele que é um dos mais importantes santuários do nosso País, as paisagens, a cultura e as tradições que conheceu enquanto criança, são temas sempre presentes nos seus livros.

Poeta popular, como gosta de ser chamado, José Campos Portinha é um homem simples; nele se condensa a imagem fiel do seu povo, da Aldeia de Santo Estêvão, Carregal, de onde saiu por motivos profissionais, mas de onde não esquece o quotidiano, os amigos e a juventude. Em verso - como tão bem sabe fazer - fala-nos da autenticidade do mundo que sempre conheceu, das figuras que o inspiraram, dos factos que presenciou e dos sentimentos que vivenciou.

"Ai de mim sem vós(z)" é uma das obras de referência do autor. Editado pelo Município de Sernancelhe, este livro de poesia é um bom exemplo do cariz popular que só José Campos Portinha imprime nos seus versos. Talvez porque a sua inspiração seja natural, talvez porque este sernancelhense sempre gostou de "histórias reais", a leitura dos seus livros é um mergulho na nossa cultura, nas nossas raízes e nas tradições que definem o nosso território.

José Portinha é, por tudo isto, uma figura incontornável do Concelho de Sernancelhe. O orgulho que ele sente ao dizer "nasci na Aldeia de Santo Estêvão, Freguesia de Carregal, Concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu", é de uma autenticidade admirável. José Portinha é, sem qualquer sombra de dúvida, um sernancelhense de alma e coração, um conterrâneo, um amigo e um poeta popular que tem o dom de escrever poemas do povo para o povo. No final do ano passado foi convidado do programa "Querida Júlia", da SIC, onde demonstrou as caraterísticas que o definem como homem e como poeta.

Aqui fica o poema de José Portinha a propósito do Dia da Mãe:

poema dia da mae

s2smodern