Reportagem da SIC mostra o Parque Empresarial de Ferreirim como um bom exemplo das medidas do Município para apoiar as empresas

Numa altura em que vários municípios do Interior do País multiplicam esforços para atrair e fixar população, o Concelho de Sernancelhe e o Parque Empresarial de Ferreirim surgiram na Reportagem da SIC, exibida durante o Primeiro Jornal de 30 de janeiro de 2014, como um bom exemplo das medidas criadas pelo Município para estimular as empresas, potenciar a sua deslocalização e o surgimento de novos postos de trabalho.

Sernancelhe aparece neste trabalho ao lado dos Municípios de Cinfães e Tondela, sendo que todos se destacam por terem criado medidas de incentivo ao setor empresarial e por não ficarem parados à espera que os investidores apareçam. São, de resto concelhos que a SIC aponta como "exemplo de concelhos do interior que podem ser vistos como oportunidade de negócio". Ver Vídeo

No caso do Parque Empresarial do Picoto, em Ferreirim, são já nove as empresas que aí se encontram a laborar, sendo responsáveis por mais de 60 postos de trabalho, nas mais diversas áreas. Auto Soeiro – oficina automóvel, Nuno Rafael Leitão Paulo - comércio e embalagem de fruta e produtos agrícolas, Ferestor – fabrico, comércio e instalação de caixilharias, Piscinas do Távora – construção e montagem de piscinas, Volta da Águia – Sociedade de Transportes e Resur – Gestão de Resíduos e Higiene Urbana encontram-se já instaladas nas fracções do lote 29. Também sediadas no referido Parque empresarial encontram-se a Forcefer, empresa recentemente criada que opera na área da engenharia metalomecânica, a empresa Jorge Almeida e a Frusantos.

A maior empregadora é a Frusantos, Lda., uma empresa de Ferreirim, que recebeu ajuda à deslocalização e investiu neste parque empresarial mais de 3 milhões de euros em novas instalações, tendo atingido em 2013 um volume de negócios superior a 11 milhões de euros. Tem a particularidade de trabalhar com produtos de base agrícola, sendo uma parte dos seus fornecedores agricultores locais e a sua produção sai dos terrenos do Concelho. É uma das empresas de referência a nível nacional, responsável pelo abastecimento de grandes superfícies do nosso País, tendo um centro de distribuição em Samora Correia, de onde coordena toda a distribuição no Sul do país. Em 2012 foi distinguida com o prémio PME Excelência.

O Parque Empresarial de Ferreirim, apresenta, para além dos lotes construídos, uma localização privilegiada e condições únicas para os empresários. Pegando no exemplo de um pavilhão que custou ao Município, por exemplo, 154 578,39 Euros (são os casos das frações E, F, G e H), um empresário que cumpra os critérios estabelecidos no Regulamento do Picoto despenderá apenas metade: 77 289.20 Euros. Se optar pela renda de uma destas frações, o custo mensal rondará os 257.90 Euros.
A construção do Parque Empresarial do Picoto é uma obra do Município de Sernancelhe e tem capacidade para cerca de duas dezenas de empresas, procurando cotar-se como um espaço impulsionador da economia local e regional. A construção dos pavilhões custou 1.269.028 Eros, tendo sido comparticipada em 532.445,17 Euros pelo EIXO II - Valorização Económica dos Recursos Específicos - Acções Integradas de Valorização Territorial.

Contudo, a criação de condições para poder acolher empresas obrigou a um investimento superior a 2,5 milhões de Euros. Os terrenos custaram cerca de 275 mil euros, o projecto e as infra-estruturas (arruamentos, passeios, rede de água e de saneamento, colocação de um PT de 30 KV e arborização) custaram 760 mil euros; e, já em 2008, a obra da variante à Freguesia da Vila da Ponte para Ferreirim trouxe as condições ideais à circulação de pesados e encurtou distâncias do Parque Empresarial à Estrada Nacional. A via orçou (com a compra dos terrenos, elaboração do projecto e construção) cerca de 500 mil euros.

Situada a cerca de três quilómetros da Estrada Nacional 226, da E.N. 229, a pouco mais de meia hora da Autoestrada A25 e da Autoestrada A24, o Parque Empresarial do Picoto localiza-se a curta distância da cidade de Viseu e Lamego. Para empresas que se dediquem à exportação, importa lembrar que a Estrada Nacional 226 é uma das principais vias de ligação a Vilar Formoso e, consequentemente, a Espanha, pelo que o Parque dista apenas 30 minutos do IP2 – troço de acesso à A25.

s2smodern