Faia inaugurou a obra da marginal do Rio Távora

Faia inaugurou a obra da marginal do Rio Távora

A aldeia da Faia é das mais belas freguesias ribeirinhas do Concelho de Sernancelhe. A história do século XX desta comunidade reescreveu-se por força do Rio Távora, quando a poucos metros de distância dali foi construída a Barragem do Vilar e um enorme espelho de água submergiu o povoado antigo, obrigando a deslocalizar pessoas, bens, imóveis e memórias. Este acontecimento jamais seria esquecido por quem a ele assistiu mas, em troca, a Faia ganhou um lugar privilegiado à beira rio, um lugar que lhe confere hoje potencial turístico e paisagístico. Depois de ter sido construída uma Zona de Lazer, foi agora inaugurada, no dia 19 de outubro, a marginal do Rio Távora.

Hoje a Faia é um recanto que guarda muitas surpresas para quem visita o Concelho de Sernancelhe. O Centro Interpretativo, inaugurado em 2013, é um espaço que musealiza a história do antes e do depois da construção da Barragem, trazendo à lembrança a Faia antiga em contraste com a nova. Mais adiante, surge a vista deslumbrante para a água represada e o espaço de lazer construído em 2006, ponto de encontro das pessoas da aldeia no verão e de muitos forasteiros que aproveitam a margem para uns banhos de sol ou um passeio nas gaivotas.

A marginal é a conclusão deste conjunto de equipamentos que permitem desfrutar de um raro panorama seja verão ou inverno. Em passeios matinais ou de fim de tarde, é agora possível percorrer, em cubos de granito, com iluminação e árvores, o trajeto circundante à aldeia, alcançar a Capela do Sr. da Aflição ou daí partir para o percurso pedestre Trilho da Faia.

Com a conclusão da marginal, pelo atual Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e pelo anterior, José Mário Cardoso, na companhia do atual presidente da Junta de Freguesia, Carlos Teles, e do anterior, António Caiado, fica concluída uma oferta de opções de descanso e lazer em contacto com a natureza, com o rio, sempre em redor da Faia, uma aldeia que guarda muitas belezas. A descobrir!

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca