Antiga Escola Primária do Seixo vai ser espaço lúdico e de apoio à União de Freguesias

O Seixo é conhecido pelo seu dinamismo e sentido de comunidade. Tendo sido uma das primeiras localidades a aderir ao projeto dos Centros Lúdicos, sempre teve na antiga escola o ponto de encontro dos séniores. E é também nesse mesmo local que funciona o serviço descentralizado da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda, onde o Presidente recebe os fregueses, por forma a evitar que tenham de deslocar-se a Sernancelhe sempre que necessitam de tratar de assuntos do âmbito da freguesia. Agora a escola está a ser reconstruída e alterada para que, em breve, seja um espaço multifuncional moderno e com qualidade para acolher o serviço da União de Freguesias, dos utilizadores do Centro Lúdico e de toda a comunidade do Seixo.

Com um custo total de 65.741,40 Euros, suportados integralmente pelo Município de Sernancelhe, a intervenção tem como prazo de execução 180 dias, o que significa que na primavera deverá já estar ao dispor de todos quantos utilizam o imóvel para o recreio, o lazer, a cultura e também para os serviços públicos essenciais prestados pela União de Freguesias.

O Seixo passará a ser também a 15ª escola requalificada no Concelho, desde 2006, quando ocorreu o processo de Reordenamento da Rede Escolar e que encerrou 17 das 21 escolas primárias existentes no Município de Sernancelhe.

A maioria dos edifícios escolares ficou, como desde a sua função original, ao serviço das pessoas, numa perspetiva de utilização comunitária, polivalente, por forma a continuar a estar presente no dia-a-dia das pessoas. O Município, percebendo a necessidade de levar atividades regulares às pessoas, em especial às mais idosas, nas suas comunidades, criou programas específicos que procuravam a promoção da qualidade de vida, o bem-estar, o convívio e o intercâmbio. As escolas passaram então a ser o local privilegiado para o funcionamento dos Centros Lúdicos, devolvendo-lhes vida e funções que não deixam de ser igualmente pedagógicas e sociais.

No caso do Seixo, a antiga escola primária acolheu ainda a função de serviço descentralizado da União de Freguesias, facilitando assim as pessoas e garantindo que não tenham de se deslocar à sede do Concelho para resolver questões do âmbito da sua freguesia.