Largo da Fonte de Sto. António - Tabosa da Cunha

Concluída a requalificação do Largo da Fonte de Sto. António, na Tabosa da Cunha

Está concluída a empreitada de requalificação do Largo da Fonte de Stº António, na Tabosa da Cunha, localidade anexa da freguesia de Cunha. Com um custo final de 59.068,25 euros, suportados integralmente pelo Município de Sernancelhe, a obra incidiu na preservação da fonte de mergulho, na valorização do tanque público, no embelezamento do espaço envolvente e na colocação de mobiliário urbano que tornasse o Largo num lugar de lazer e um ponto de encontro das gentes da Tabosa.

Há muito ambicionada por todos os tabosenses, a requalificação do largo era uma urgência, pois o tanque público é utilizado com regularidade e necessitava de uma intervenção, principalmente para escamento de águas e ao nível da cobertura. Foi esse o propósito do Município, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cunha, que encomendaram um projeto de arquitetura que visasse encontrar soluções atuais e eficazes e, ao mesmo tempo, que respeitassem a história secular da Fonte de Mergulho.

O resultado corresponde ao esperado e o Largo da Fonte de Stº António é agora um espaço de evidente simplicidade e de grande beleza. A Fonte de Mergulho lá está, mais visível e protegida, o tanque passou a ser totalmente em granito amarelo, aproveitando a água que escorre da fonte. Há ainda um espaço amplo para lavadouro e o problema da água no chão foi solucionado. A cobertura é agora metálica, com uma parte central tapada e as laterais abertas para permitir a entrada da luz.

Mas verdadeiramente interessante foi o espaço ter dado lugar a uma Praça. Tal foi possível com a substituição dos cubos de granito por lajetas em granito, com a colocação de letras metálicas com a toponímia do lugar e mobiliário em madeira e ferro, nomeadamente um banco e uma papeleira.

O Largo da Fonte de Stº António é agora um ponto de encontro onde dá vontade de estar. O ruído provocado pela água sempre a correr, os castanheiros e a colina do Monte Pereiro são o cenário que dali se contempla.