Sernancelhe substitui 3895 lâmpadas de Iluminação pública

Sernancelhe substitui 3895 lâmpadas de Iluminação pública. LEDS garantem eficiência energética e poupança na fatura da luz

Quintela e Granjal são duas das freguesias onde foram já mudadas todas as lâmpadas da rede pública. Segue-se a Faia e, nos próximos meses, todo o concelho de Sernancelhe será contemplado com a substituição das luminárias/lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por LED, numa operação que prevê a mudança de 3895 lâmpadas, numa iniciativa que assume ainda como objetivos a poupança mensal da fatura elétrica, a adoção de novas soluções limpas e amigas do ambiente e a resolução de vários problemas de funcionamento da rede pública.

Com um investimento total de 792.080,65 Euros, esta operação foi candidatada ao aviso “Eficiência energética nas infraestruturas públicas da Administração Local”, Norte 2020, FEDER, União Europeia (U.E.), tendo como particularidade ser uma candidatura a título de subsídio reembolsável. Ou seja, nos próximos anos o Município devolverá à U.E. os montantes que poupar na fatura da iluminação pública, o que acontecerá fruto da substituição das velhas luminárias por LEDS.

A intervenção contemplará toda a iluminação pública do concelho, que ainda é composta por 3.895 lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio alimentadas por 79 postos de transformação. Esta tipologia de iluminação significa para o Município um consumo anual na ordem do 1.403.507 KWh/ano e uma fatura energética anual de aproximadamente 189.894,56€, um montante muito significativo no orçamento municipal e que a Autarquia quer reduzir nos próximos anos.

Em consequência da implementação da medida são identificados ainda outros benefícios indiretos, tais como a melhoria das condições de utilização dos utentes e a sensibilização destes para a melhoria da eficiência energética.