MUNICÍPIO OFERECEU CASTANHA ASSADA PARA ASSINALAR O DIA DE SÃO MARTINHO

O São Martinho é uma quadra cheia de provérbios. E curiosamente muitos deles associam castanhas e vinho, o que no caso de Sernancelhe, a Terra da Castanha, ganha um simbolismo acrescido, pois tratam-se de dois produtos de reconhecido valor, qualidade e importância económica. Ao longo dos anos, este dia foi reservado para a Feira de S. Martinho, protagonizada pelas crianças das Escolas do Concelho, para um magusto dos funcionários do Município e para se comerem castanhas assadas um pouco por todo o lado, em alegres momentos de partilha e de convívio. Contudo, o 11 de novembro de 2020 foi diferente, pois a pandemia da Covid-19 impediu ajuntamentos e não permitiu que o São Martinho fosse vivido com a mesma intensidade e tradição. Mas, mesmo assim, o Município teve a ideia de colocar um assador à entrada dos Paços do Concelho e oferecer a todos castanha assada.

Em Sernancelhe o dia de S. Martinho marca, por norma, os últimos dias da campanha de apanha da castanha. Para muitos faz-se a rebusca, à procura das castanhas que demoraram mais a desprender-se dos ouriços ou que ficaram escondidas entre a folhagem de outono que preenche os soutos. Este ano a apanha da castanha foi muito positiva para os produtores. A qualidade do fruto foi muito boa e mesmo a quantidade não andou longe dos anos normais, pelo que o S. Martinho é um ponto final de um mês de intenso trabalho e dedicação, que envolve todas as pessoas, de todas as idades.

E por reconhecer este trabalho das nossas gentes, o Município de Sernancelhe quis celebrar com todos os sernancelhenses este dia e colocou um assador de castanhas em frente aos Paços do Concelho. Durante todo o dia esteve a assar castanhas e todos foram convidados a provar este fruto que é considerado por muitos como o melhor do Mundo. Entre as 9 horas e as 17 horas, o funcionário municipal Jaime Serôdio, desenvolveu um trabalho incansável para assar, no carrinho das castanhas do Município, dezenas de quilos de castanha, que ofereceu em cartuchos a quem veio à Vila.

De entre os visitantes que provaram as castanhas, também os mais novos estiveram presentes e desfrutaram as castanhas. Eles que fizeram uma encenação do São Martinho no Jardim de infância, foram atraídos por um dia de verão de S. Martinho, pelo cheio a castanha assada e pelo sabor único deste maravilhoso fruto que é a castanha martaínha.