Mais de duas centenas de pessoas já participaram na Edição especial BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro”

O Município de Sernancelhe desenvolveu um formato do Passeio BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, uma edição especial, que manteve o espírito da iniciativa e respeitou as normas da Direção Geral de Saúde para o período da Pandemia. Desde 16 de outubro mais de duas centenas de praticantes de BTT vieram até Sernancelhe, em grupos de cinco elementos, e tiveram a oportunidade única de usufruir dos trilhos do Concelho, potenciar a atividade física e o desporto e ajudar na promoção da castanha martaínha. As inscrições eram gratuitas e no final da prova os desportistas tinham direito 1kg de castanhas e uma prova gastronómica, na Loja Interativa de Turismo de Sernancelhe, como forma de agradecimento pela participação. Mais informações em https://www.cm-sernancelhe.pt/index.php/cartaz-13-btt.html
A Organização deste passeio, integrada na edição de 2020 da Festa da Castanha, foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Sernancelhe, que assegurou o cumprimento de todas as regras, desde a partida até à chegada dos participantes.

Tendo marcado o percurso com placas e fitas sinalizadoras de cor azul e disponibilizado o track do mesmo, a organização optou por um percurso único, de aproximadamente 26 km, de dificuldade Média, que tinha a particularidade de poder ser realizado de forma totalmente autónoma pelos inscritos.

Tal como é marca do Passeio BTT Rota da Castanha e do Castanheiro, o evento não teve cariz competitivo, tratando-se apenas de um passeio. Deste modo, não houve registo dos tempos dos participantes, apenas foi lançado o desafio a todos para que tirassem três selfies nos locais devidamente indicados pela organização e as mostrassem na Loja Interativa de Turismo.

A segurança da iniciativa foi igualmente uma preocupação da organização, que desenhou trilhos que contemplaram caminhos rurais, públicos e estradas municipais do concelho mas, estando o percurso aberto à passagem de outro tipo de veículos, foi lançado o apelo a todos os participantes do Passeio que respeitassem as regras de trânsito do código da estrada.

Com o secretariado marcado para a Loja Interativa de Turismo de Sernancelhe, foi obrigatório a utilização de máscara à partida e à chegada e o distanciamento social de dois metros, bem como a higienização das mãos com recurso a material desinfetante.
O Passeio BTT decorrerá até 15 de novembro.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e têm de ser feitas por contacto telefónico para a C.M. de Sernancelhe até dois dias antes da data em que pretende realizar o passeio.

Todos os participantes terão de seguir as Normas e Orientações da Direção-geral de Saúde.

Mais informações em https://www.cm-sernancelhe.pt/index.php/cartaz-13-btt.html