ABERTURA DO ANO ESCOLAR: MUNICÍPIO ENTREGOU KITS DE MÁSCARAS E LIVRO DIDÁTICO A TODAS AS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

Num contexto bem diferente do habitual, este ano letivo começou com muitas regras e limitações para as crianças, pois a pandemia da Covid-19 é uma ameaça que o Ministério das Educação, as Escolas e os Municípios não querem desvalorizar. Nesse sentido, e depois de os alunos do 2º e 3º ciclos terem recebido equipamentos de proteção individual, a Câmara tomou a iniciativa de entregar a todos os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, neste primeiro dia de aulas, um kit com máscaras e um livro didático para que aprendam a proteger-se do vírus da Covid-19.

O Vereador do Pelouro da Cultura, Armando Mateus, e a Diretora do Agrupamento de Escolas, Fátima Correia, foram de sala em sala e, para além de constararem a alegria das crianças por voltarem à escola seis meses depois, perceberam a tranquilidade e confiança que os docentes depositam num ano letivo sem sobressaltos e de muito proveito para as crianças.

Entregaram os kits, explicaram o porque de ser necessário cumprir as regras das autoridades de saúde, aconselharam a seguirem, todos os dias, as instruções dos professores, da direção e dos funcionários e desafiaram os mais novos a serem respeitadores para que, muito em breve, possamos ter uma escola plena de alegria, onde o estudo possa ser verdadeiramente acompanhado de muitas brincadeiras e muita diversão.

Vale pois a pena lembrar aqui a mensagem que o Presidente da Câmara enviou a todos os meninos e que acompanha os livros didáticos que os nossos alunos receberam hoje:

“Olá amigos,

Está aí o novo ano escolar. Este ano o contexto é diferente e há novos desafios para todos.

Mas, o mais importante é que finalmente voltais à vossa escola.

Ao fim deste tempo ides rever os vossos amigos, os vossos professores e as salas de aula.

A Câmara de Sernancelhe, preocupada com o vosso bem-estar, pede que todos cumpram as regras da escola, ouçam as indicações dos professores e dos diretores.

O vosso empenho hoje trará o vosso bem-estar amanhã!

O Município tudo fará para vos proteger e para garantir a vossa saúde. Todos juntos vamos contribuir para vencer o vírus da COVID-19. Vamos todos ficar bem.

Agora que voltais à escola, aproveitai para estudar e brincar.

Contai comigo e com o Município de Sernancelhe. Nós contamos com todos vós.

São os votos do amigo,

Carlos Silva Santiago

Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe”