Gil Vicente e António Torrado na Semana da Leitura de Sernancelhe

O teatro é uma das atividades disponibilizadas aos alunos do Concelho de Sernancelhe durante a Semana da Leitura, que começou no dia 2 de março e termina a 13 março. A história “Macaco de Rabo Cortado”, de António Torrado, e “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, foram as peças interpretadas pela Filandorra – Teatro do Nordeste, no dia 3, ao Auditório Municipal.

Com um conjunto vasto de atividades, que percorrerá todos os ciclos escolares, a Semana da Leitura é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e parceria da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira.

Para além do teatro, será retomada a atividade “escrita em cadeia”, projeto que redundou na publicação do livro inspirado no Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro. Desta vez o desafio é que os alunos continuem o texto e o relacionem com as ilustrações da autoria de Maria Keil, que são parte integrante do livro Marianinha, também uma criação de Aquilino. Participam nesta ideia todas as turmas do primeiro ao nono ano.

Fez parte desta Semana da Leitura ainda a história “A Nuvem e o Caracol”, também de António Torrado, contada pela educadora Lurdes Almeida, da equipa da BE, seguindo-se um workshop onde os alunos trabalharam com massa de pão.

Está parente, também na Biblioteca Escolar, a Exposição Promovida pela Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, assim como a exposição "Matemáticos de sempre para sempre", consistindo na recolha das biografias de matemáticos de “Sempre” e que pode ser vista até ao final do segundo período.