Manuel de Lima Bastos ofereceu 36 primeiras edições de obras de Aquilino Ribeiro à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, que completa 12 anos em 2020, tem-se destacado pela sua ação educativa e lúdica, mas também por ter recebido mais de uma dezena de preciosas doações de livros, que muito enriqueceram o espólio e que representaram a concretização da vontade de quem quis que os seus livros ficassem ao dispor dos outros, num espaço de cultura, para que os lessem e estudassem. Uma das mais significativas doações à Biblioteca aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2020, pela mão de Manuel de Lima Bastos, que ofereceu ao Município de Sernancelhe 36 livros raros, primeiras edições, de obras do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro.

Manuel de Lima Bastos, natural e residente em Santa Maria de Fiães, freguesia de Terras da Feira, é um estudioso da vida e obra de Aquilino Ribeiro, a quem já dedicou perto de uma dezena de trabalhos, que mereceram apoio à edição do Município de Sernancelhe.

O seu relacionamento com Sernancelhe aconteceu em 2009, quando editou o seu primeiro livro “À Sombra de Mestre Aquilino”, que foi distinguido com o Prémio Literário da Ordem dos Advogados. De então para cá o nosso Concelho, terra natal de Aquilino Ribeiro, passou a ser local de passagem obrigatória de Lima Bastos, que aqui reencontrou os lugares e as gentes descritas nas obras do Mestre de “Terras do Demo”.

O reconhecimento de Manuel de Lima Bastos ao trabalho de valorização e promoção de Aquilino Ribeiro realizado por Sernancelhe, bem como a certeza de que agora as obras ficarão ao dispor de todos quantos estudem o autor, foram algumas das razões para que quisesse que a Biblioteca Abade Vasco Moreira fosse depositária de 36 livros, primeiras edições, encadernadas e em bom estado de conservação.

Jardim das Tormentas, A Via Sinuosa, Terras do Demo, Filhas da Babilónia, Estrada de Santiago, Andam Faunos pelos Bosques, O Homem que Matou o Diabo, A Batalha Sem Fim, As Três Mulheres de Sansão, Maria Benigna, Peregrinação, É a Guerra, Alemanha Ensanguentada, Quando ao Gavião Cai a Pena, Aventura Maravilhosa de D. Sebastião, S. Bonabião, Anacoreta e Mártir, Mónica, Por Obra e Graça, O Servo de Deus e a Casa Roubada, Os Avós dos Nossos Avós, Brito Camacho, Cinco Réis de Gente, Uma Luz ao Longe, Portugueses das Sete Partidas, Leal da Câmara (Vida e Obra), Príncipes de Portugal – Suas Grandezas e Misérias, Arcas Encoiradas, Humildade Gloriosa, A Casa Grande de Romarigães, O Malhadinhas, Dom Frei Bartolomeu, D. Quixote de La Mancha, No Cavalo de Pau com Sancho Pança, De Meca a Freixo de Espada à Cinta e Um Escritor Confessa-se.

As obras vão ser agora catalogadas pelos serviços da Biblioteca Abade Vasco Moreira, passando a fazer parte do espólio dedicado a Aquilino Ribeiro, que conta com a obra completa do escritor sernancelhense. Estiveram presentes na cerimónia de entrega dos livros o Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, o antigo Presidente do Município, José Mário de Almeida Cardoso, os vereadores Carlos Manuel Ramos dos Santos e Armando Mateus, o secretário da Presidência, Marco Proença, e bibliotecária Sandra Lopes.