Sernancelhe celebrou o “Natal Sem Idade”

Sernancelhe celebrou o “Natal Sem Idade” com todos os séniores do Concelho. Iniciativa solidária acontece há 17 anos

Foi há precisamente 17 anos que o Município de Sernancelhe organizou a primeira edição do “Natal Sem Idade”. A ideia era proporcionar o reencontro, fomentar o convívio e oferecer aos mais velhos uma festa de Natal antecipada, num contexto de festa, de tradição e que envolvesse todas as comunidades do Concelho. No dia 12 de dezembro, no Expo Salão, aconteceu mais um encontro para os sernancelhenses, onde estiveram mais de mil pessoas com 60 ou mais anos de idade, para quem foi preparado um dia diferente, de animação, preservando o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

De forma organizada, chegaram logo pela manhã pessoas de todas as localidades do Concelho. Recebidos pelo Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia e Vereadores, os séniores foram encaminhados para o interior do Expo Salão, onde aguardaram a eucaristia, celebrada, como desde 2002, por vários párocos do Concelho.

Primeiro, foi lida a mensagem de natal em nome de todos os presentes, que evidenciou o agradecimento pelo “empenho e o carinho que tiveram a organizar todos os detalhes deste dia para que nada nos falte”. Em união, os mais velhos reconheceram ser “uma verdadeira família que se junta, neste dia, para celebrar o Natal, em paz e com muita amizade”, pelo que esta festa é uma data que muito anseiam ao longo do ano.

A missa, celebrada por vários párocos do Concelho, foi sem dúvida o ponto alto, nomeadamente o momento das oferendas, em que cada pessoa de uma freguesia exibiu o produto que simboliza a respetiva terra. Seguiu-se o almoço convívio de Natal, com ementa a fazer lembrar a consoada, onde não faltou o tradicional bacalhau e, ao longo da tarde, houve tempo ainda para uma peça de teatro pelos Centros Lúdicos e para a música tradicional portuguesa, que trouxe à memória de todos os temas marcantes da sua juventude, protagonizando animados momentos de convívio entre todos.

Com todos estes ingredientes, o "Natal sem Idade" confirmou tratar-se de iniciativa de grande simbolismo social e solidário. Tendo como único propósito proporcionar um dia diferente, de muita alegria e felicidade, este encontro da grande família sernancelhense foi a única oportunidade de convívio que muitos tiveram nesta quadra de Natal.