COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO TRAZEM A SERNANCELHE QUATRO ANTIGOS MINISTROS, UM HISTORIADOR, ACADÉMICOS DE RENOME E O NETO DO ESCRITOR

No ano em que assinalam 100 anos da edição da obra “Terras do Demo”, Sernancelhe prepara-se para encerrar as comemorações desta data histórica com o Colóquio “Aquilino, Letras e Terra”, nos dias 15 e 16 de novembro, no Auditório Municipal. A iniciativa promete ser um dos mais importantes fóruns de reflexão em torno de Aquilino Ribeiro, pois reunirá os antigos ministros Nuno Crato, David Justino, João Soares e Jorge Coelho, bem como o historiador Fernando Rosas, os académicos Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, Serafina Martins (Universidade de Lisboa), Nuno Rosmaninho (Universidade de Aveiro), Eugénia Pereira (Universidade de Aveiro), Anabela Oliveira (UTAD), Mafalda Matias (IPV – ESEV) e Aquilino Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro e professor do IGOT- Universidade de Lisboa.

O ano 2019 passará a ser, com toda a certeza, um marco na valorização e promoção de Aquilino Ribeiro e da sua obra literária. Depois de, em vários pontos do nosso País, ter sido realizado um amplo conjunto de eventos para celebrar o centenário da edição da obra “Terras do Demo”, o Município de Sernancelhe, em colaboração com a Revista “aquilino” e a Biblioteca Municipal, prepararam agora o colóquio “Aquilino, letras e terra”, que assume o objetivo de contribuir para aproximar Aquilino das escolas e do ensino em Portugal.

O colóquio cumpre, desde logo, esse objetivo porque foi reconhecido pelo Centro de Formação e Associação de Escolas do Douro e Távora, organismo tutelado pelo Ministério da Educação, como formação certificada para professores, contando para efeitos de progressão de carreira e sendo indiscutivelmente uma mais-valia para os docentes conhecerem e ensinarem a obra aquiliniana.

O Auditório Municipal de Sernancelhe será, por isso, nos dias 15 e 16 de novembro, um espaço de debate e reflexão em torno de “Aquilino, das letras e da terra”. Serão quatro os momentos principais deste evento: “Dar a Verdade Local…” será o primeiro, logo no dia 15, enquadrado na apresentação do livro “Aquilino e as Terras do Demo: o marketing num território literário”, da autoria de Paulo Pereira Pinto, Técnico de Comunicação do Município de Sernancelhe, obra prefaciada por Aquilino Machado e que terá ainda as intervenções de Carlos Silva, Presidente do Município de Sernancelhe, de José Eduardo Ferreira, Presidente do Município de Moimenta da Beira, e de Mafalda Matias, professora da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu. Ainda nesse mesmo dia, decorrerá a sessão “…em Terras de Aquilino”, que terá como intervenientes Aquilino Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro e professor do Centro de Estudos Geográficos (IGOT) – Universidade de Lisboa, e Nuno Crato, antigo Ministro da Educação, e professor do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão. No final deste colóquio aturará ainda o guitarrista inglês Trevor Gordon.

No dia seguinte, 16, a manhã será dedicada ao painel “A Madre é na aldeia”, que será aberto pelo Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, e terá ainda intervenções dos académicos Anabela Oliveira (UTAD), Maria Eugénia Pereira (Univ. de Aveiro), Nuno Rosmaninho (Univ. de Aveiro), Serafina Martins (Universidade de Lisboa) e Paulo Neto, Diretor da Revista Literária “aquilino”.

A tarde será reservada à temática “Das Terras do Demo: a Interioridade um século após”, juntando à mesma mesa personalidades de renome nacional, que proporcionarão uma reflexão sobre o território, o seu passado, o presente e o futuro, sempre à luz da obra de Aquilino Ribeiro.

Neste painel, que será moderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe e da CIM Douro, Carlos Silva Santiago, constam nomes como David Justino, professor universitário e ex-Ministro da Educação, Fernando Rosas, professor universitário, historiador e político, João Soares, antigo Presidente da Câmara de Lisboa e ex-Ministro da Cultura, e Jorge Coelho, empresário, ex-Ministro do Equipamento Social, ex-Ministro da Presidência e ex-Ministro de Estado.

Estes colóquios são abertos a professores e também a toda a comunidade, pelo que poderão inscrever-se na página do Município de Sernancelhe, em www-cm-sernancelhe.pt.

INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES:

INSCRIÇÕES PARA PÚBLICO EM GERAL:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.