Castanha é rainha em Sernancelhe

A edição de 2019 da Festa da Castanha foi um sucesso. 27 anos depois de o Município, os produtores, as empresas e associações locais terem ousado criar, no Concelho de Sernancelhe, uma feira que pudesse ajudar a promover a castanha, em particular a variedade de referência, a Martaínha, hoje o evento é um exemplo nacional. Porque impulsiona um produto com cada vez maior peso económico regional e nacional, porque valoriza a cultura, e porque é uma montra do território, a Festa da Castanha é a janela por onde Sernancelhe mostra a sua riqueza patrimonial, paisagística e cultural, num contexto de celebração da tradição e da identidade, impulsionando todos os produtos da terra e demonstrando o imenso potencial da castanha para a consolidação da atividade turística regional. O Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Luís Martins, ao lado de quase três dezenas de autarcas da região, reconheceu isso mesmo na cerimónia de abertura oficial do evento. A TVI foi parceira do Município nesta edição da Festa da Castanha.

A edição de 2019 da Festa da Castanha, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, organizada pelo Município, com o patrocínio oficial do Crédito Agrícola, parceria da TVI, e apoios da Escola Profissional, da Associação Comercial e Industrial, da Confraria da Castanha e dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, bateu recordes de expositores, de visitas e de projeção do território.

Foram três dias em que o Concelho celebrou, de novo, a castanha, num evento que reuniu, no Expo Salão, cerca de uma centena de expositores, empresas do setor, bem como artesanato, gastronomia, restauração, animação, passeios pedestres e BTT pelos soutos da Martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro. Homenageou-se igualmente a natureza, os agricultores e enalteceu-se a relação equilibrada, secular, do homem com o meio que o rodeia.

A Festa da Castanha pretendeu igualmente colocar em evidência a dinâmica do tecido empresarial local que, também graças à castanha, conseguiu, nestas mais de duas décadas e meia, transformar um produto subvalorizado num dos mais importantes no mercado, atingindo preços elevados e muito compensadores para os agricultores.

O evento confirmou ainda que a castanha é responsável pela visibilidade que Sernancelhe e a região alcançaram, sendo o Concelho conhecido como a Terra da Castanha. Em torno deste fruto, cuja importância económica é inquestionável para as gentes de Sernancelhe, despoletou a prática desportiva de natureza, com o passeio equestre, o BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, que na décima segunda edição contou com mais de um milhar de participantes, uma oportunidade para dar a conhecer as magníficas paisagens de soutos das encostas de Sernancelhe, bem como a gastronomia e a etnografia locais.

O mesmo sucedeu com os passeios pedestres pela Seara, a maior mancha de castanheiros da variedade Martaínha do nosso País, local que surpreende pela dimensão e idade secular dos castanheiros, e que contou com perto de mil inscrições.

Durante três dias, o Expo Salão preencheu-se com as cores de outono, as cores da castanha. Produtores e empresas, juntas de freguesia e restaurantes (que proporcionaram uma mostra constante da gastronomia local associada à castanha), grupos de concertinas e ranchos, crianças e jovens músicos, entre tantos outros, mostraram aos visitantes que a castanha é sinónimo de festa e motivo de celebração por terras de Sernancelhe.

Os produtos à base de castanha estiveram em exposição e para comercialização, sendo vasta a oferta de gastronomia de castanha, não faltando os concursos da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa (DOP), e também do melhor doce, iniciativa em crescendo e que demonstra o espaço que a castanha conquistou na doçaria local e regional.

A TVI foi este ano, e pela primeira vez, parceira do Município na divulgação do evento Festa da Castanha, tendo transmitido no sábado, dia 26 de outubro, o programa Juntos em Festa, cujo sucesso foi evidente, e para o qual concorreram também todos os intervenientes nos diretos que desde Sernancelhe foram realizados para todo o Mundo.