Concelho reforça rede de abastecimento de água

Concelho reforça rede de abastecimento de água com novas adutoras em diversas freguesias

Fornecer água em quantidade e de qualidade às povoações, independentemente da sua localização e dimensão é o objetivo do Município de Sernancelhe, concelho reconhecido aliás pelo pioneirismo na aplicação de soluções otimizadas para o fornecimento de água, como sucedeu com o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de água, em 2011, que garantiu este recurso a várias localidades, a partir da Barragem do Vilar. Agora, e no âmbito do projeto “Ligação de adutoras de abastecimento de água em diversas freguesias”, candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos – POSEUR, do Ciclo Urbano de Água, contemplado pelo Fundo de Coesão, o concelho atingiu a plenitude no que ao abastecimento de água diz respeito.

O Município de Sernancelhe pretendeu alargar a rede de distribuição de água a mais populações com vista à otimização da utilização da capacidade instalada na ETA do Vilar e da adesão ao serviço, através de adutoras de abastecimento de água, que permitem levar a água em alta aos reservatórios de distribuição existentes em Freixinho, Penso, Vila da Ponte, Faia, Chosendo e Seixo

A operação “Ligação de adutoras de abastecimento de água em diversas freguesias” foi aprovada em 978.828,43€, com um valor de comparticipação do Fundo de Coesão de 85%.

Uma vez que a candidatura foi elaborada com estimativas orçamentais, o valor total no final das empreitadas ficou abaixo da estimativa inicial, ficando a despesa em 737.689,13€ com uma comparticipação de 85% pelo Fundo de Coesão.

Com a execução desta operação conseguiu-se alcançar um adicional de população estimado em cerca de 640 pessoas, servidas pelas melhorias de abastecimento de água, assim como um aumento de 11,57 km de extensão de rede de abastecimento de água e aproximadamente 93 alojamentos com adesão ao serviço em alta.