AQUILINO RIBEIRO HOMENAGEADO NA SUA TERRA NATAL COM CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DE POSTAL COMEMORATIVO DAS “TERRAS DO DEMO”

O dia 27 de maio marca o dia da morte de Aquilino Ribeiro. Em 1963, há precisamente 56 anos, o escritor natural do Concelho de Sernancelhe partia, deixando ao país um legado extraordinário no campo da literatura, da cultura, da tradição e da identidade das terras que batizou de “Terras do Demo”. Por isso, os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, sob a égide da Fundação Aquilino Ribeiro, uniram esforços e, desde o dia 11 de maio que celebram Aquilino pelo País. No dia 27 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Sernancelhe, viveu-se mais um momento memorável com a apresentação do Inteiro Postal, editado pelos CTT, e que homenageia 100 anos da edição de “Terras do Demo”.

Raúl Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal, coordenou a cerimónia de obliteração, momento que marcou a entrada em circulação do Postal em todos os postos de correios do País. Depois de descrever, com notável riqueza histórica, a evolução dos correios, o nascimento do selo e do postal, o responsável da filatelia convidou várias individualidades a carimbarem a assinarem o postal, sendo que um dos exemplares terá como destino o Museu dos Correios.

Guiada pelo Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe, Armando Mateus, a Cerimónia de obliteração contou ainda com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, do Município de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e do Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar. Esteve presente, em representação do Município de Vila Nova de Paiva, a vereadora Delfina Gomes.