NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

Sernancelhe preparou um programa de atividades para assinalar a chegada da primavera. Natureza, literatura e desporto são as temáticas em destaque, com a realização da VI Expo Jardim e Animais, a apresentação da obra literária “À mesa da amante fiel”, de Lima Bastos, e ainda a estreia da caminhada Rota Cabeço de Santiago. Entre 29 de março e 7 de abril, a Terra da Castanha vai aliar a jardinagem à bricolage e agricultura, as experiências ao ar livre com os livros ao redor de Aquilino Ribeiro e proporcionar momentos de convívio à descoberta da extraordinária paisagem do Vale do Távora.

É já tradicional Sernancelhe organizar nos primeiros dias de primavera a Expo Jardim e Animais. Entre os dias 19 e 31 de março, no Expo Salão, acontecerá a sexta edição deste evento, que reunirá expositores locais e regionais que comercializam produtos ligados à jardinagem, agricultura, animais, utensílios e maquinaria, tecnologia agrícola e muitas opções para quem pretende criar um jardim ou fazer a primeira sementeira do ano. A VI edição é uma organização do Município, com os apoios de Aquisern, Expo Salão, Escola Profissional de Sernancelhe e Clínicas Veterinárias do Távora.

No dia 6 de abril, no Auditório Municipal, no Centro Histórico, decorrerá o momento literário da apresentação da mais recente obra de Manuel de Lima Bastos: “À mesa da amante fiel”. Não sendo um receituário de cozinha nem um tratado de gastronomia, este livro fala das mais diversas incidências culinárias e discorre sobre os prazeres da mesa, trazendo à colação o sernancelhense Aquilino Ribeiro.

Já no dia 7 de abril, será a vez da aldeia de Escurquela, na margem direita do Rio Távora, acolher os participantes no primeiro trail e caminhada pela Rota do Cabeço de Santiago, um afloramento rochoso de grandes dimensões que guarda a lenda de S. Tiago, que ali terá deixado gravadas as marcas das ferraduras do seu cavalo. A todos os participantes na caminhada será proposto um percurso de 7 quilómetros. Para quem optar pela corrida, há um mini-trail de 10 quilómetros e um trail curto de 14 quilómetros.