Sernancelhe já elegeu os alunos que participarão na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Francisca Pais e Fabrício Justino, do 1º Ciclo, Madalena Santiago e João Vitorino, do 2º Ciclo, e Maria São José e José Pedro Almeida, do 3º Ciclo, vão representar o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e o Concelho de Sernancelhe na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, um projeto promovido pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e RTP, que conta no nosso concelho com o apoio do Município de Sernancelhe, Biblioteca Abade Vasco Moreira e Agrupamento de Escolas.

Tendo como objetivo promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos dos vários níveis de ensino, o Concurso Nacional de Leitura obedece a várias fases para apurar os finalistas. Sernancelhe realizou já a fase escolar, que englobou provas na escola, em que participaram 70 alunos dos diversos ciclos escolares, e, na tarde de 5 de dezembro, no Auditório Municipal, decorreu a Fase Municipal, onde prestaram provas cinco alunos em representação de cada ciclo escolar.

A estes alunos foi pedido que falassem sobre as abras selecionadas: “A maior flor do mundo”, de José Saramago (1.º Ciclo); “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf (2.º Ciclo); e “Sexta-feira ou a vida selvagem”, de Michel Tournier. Depois, e como segunda prova, todos tiveram de ler poema de autores nacionais. A prestação dos alunos foi avaliada pelo júri, constituído pela professora Amélia Duarte, docente de português do Agrupamento, Isabel Ramos, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, e Sandra Lopes, diretora da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, de Sernancelhe.

Mas, à semelhança das finais intermunicipais, as provas decorreram num contexto de espetáculo, com apresentação por Teresa Barranha, com direito a momentos musicais pelas crianças do 8.º ano do Agrupamento de Escolas, projeção de um filme do Concelho, declamação de poesia por Pedro Lemos, aluno do Agrupamento, mensagem de boas-vindas por parte do Vereador do Pelouro da Cultura do Município, Armando Mateus, e da Diretora do Agrupamento, Fátima Correia.

No final foram chamados ao palco os participantes na fase escolar do concurso, sendo dado a todos certificados de participação. E, logo depois, o anúncio dos vencedores por ciclo escolar e a certeza de que terão a responsabilidade de representar o Concelho na final intermunicipal da CIM Douro, que não tem ainda local definido e que deverá decorrer em maio.