CLDS-3G, GIP e Instituto Português da Juventude apresentaram programa “Empreende Já” aos jovens de Sernancelhe

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentaram aos jovens do Concelho de Sernancelhe, na manhã de 7 de novembro, o programa “Empreende Já”, iniciativa que apoia a criação e desenvolvimento de empresas e a empregabilidade.

O Auditório Municipal acolheu a sessão informativa, a que assistiram desempregados mas também uma turma de alunos finalistas da Escola Profissional de Sernancelhe, pretendendo-se que, a poucos meses de ingressarem no mercado de trabalho, estes jovens recebam novos conhecimentos, novas ferramentas e conheçam as medidas de incentivo à entrada na vida profissional.

Nesse sentido, as explicações de Irene Ferreira, técnica do IPDJ, pretenderam mostrar que o programa “Empreende Já”, cujas candidaturas estão abertas até 30 de novembro de 2017, é uma oportunidade pois foi idealizado para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

Nesse sentido, o “Empreende Já” visa ainda “promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos”, “apoiar a capacitação de jovens através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade” e “apoiar a constituição de empresas ou de entidades de economia social”.

São destinatário deste programa todos os jovens que tenham idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, residam em Portugal Continental, tenham completado a escolaridade obrigatória, de acordo com a legislação aplicável, sejam considerados, face às regras comunitárias, como NEET (não trabalham, não estudam e não se encontram em formação), tenham a situação contributiva e tributária regularizada perante, respetivamente, a administração fiscal e a segurança social, estejam inscritos/as nos serviços de emprego e não se encontrem a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas no âmbito da Garantia para a Juventude.

Para informações sobre o programa “Empreende Já” contacte o CLDS-3G (telefone 254 598 300 ou para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) ou o GIP de Sernancelhe (email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ), ambos a funcionar no edifício do Antigo Posto de Turismo, junto à Câmara Municipal.