Sernancelhe comemorou o 25 de abril com medalhas de Mérito

Sernancelhe comemorou o 25 de abril com medalhas de Mérito para a Escola Profissional, Santa Casa da Misericórdia, Rancho Folclórico e concerto de Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho, uma referência de Abril, protagonizou, no Expo Salão, um concerto de mais de uma hora, inserido no programa evocativo do 25 de Abril, em Sernancelhe, em que foram distinguidas pelo seu mérito as instituições Escola Profissional de Sernancelhe, Santa Casa da Misericórdia e Rancho Folclórico de Sernancelhe.

À semelhança do que tem sido feito nos últimos anos, o Município reservou para as cerimónias do dia da Liberdade o reconhecimento de instituições que, pela sua ação quotidiana, muito contribuem para o bem-estar da população, para a afirmação da identidade local e desenvolvimento do território.

Nesse sentido, nesta cerimónia do 25 de Abril foram reconhecidas com a Medalha de Mérito Municipal as instituições ESPROSER- Escola Profissional de Sernancelhe, fundada em 1993, responsável pela formação de centenas de jovens, frequentada hoje por mais de 200 alunos de vários concelhos dos distritos de Viseu e Guarda.

Foi igualmente distinguida com a Medalha de Mérito a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe, fundada em 1954, instituição reconhecida pela sua missão social e que viu recentemente ampliadas as suas competência com a Unidade de Cuidados Continuados de longa duração.

O Rancho Folclórico de Sernancelhe, criado em 1982, foi também ser homenageado com a atribuição da Medalha de Mérito pelo trabalho cultural e etnográfico desenvolvido, sendo considerado um guardião dos usos e costumes que definem a ruralidade da Terra da Castanha.

As comemorações ocuparam toda a manhã de 25 de abril, começando pelas 9:00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional e interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical 81 de Ferreirim.

Logo depois decorreu a sessão solene evocativa do 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que abriu com a leitura de poemas de Abril por crianças do Concelho, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, dos laureados, depois pelo momento solene de aposição da Medalha e entrega de Certificado, encerrando com os discursos do Presidente da Câmara e Assembleia.

O Expo Salão recebeu a segunda parte da cerimónia, com o Concerto de Paulo de Carvalho, um artista símbolo de Abril e que proporcionou a todos um espetáculo musical de grande qualidade, não deixando de interpretar temas do 25 de abril.