VIII Feira Aquiliniana: a Lapa e Aquilino Ribeiro numa viagem pela história e tradição de Sernancelhe

A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas de Sernancelhe, que assumem uma dimensão nacional. Com mais de cinco séculos, a Lapa é um dos principais centros de romagem em Portugal e Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional em 2007. Ora, o Município de Sernancelhe, retomando um evento de grande sucesso, vai juntar estas duas referências históricas do Concelho na VIII Feira Aquiliniana, nos dias 3, 4 e 5 de junho, prometendo uma “viagem” pela autenticidade que define esta terra e estas gentes. O certame abrirá com a apresentação pública do n.º 3 da “aquilino”, Revista Literária do Município de Sernancelhe, ao início da noite de 3 de junho, nos claustros do Colégio da Lapa.

A Feira Aquiliniana, que pretende ser um tributo a Mestre Aquilino e à Lapa, decorrerá no terreiro do Santuário, envolta pelo conjunto patrimonial constituído pela Igreja, Colégio, Pelourinho, Casa da Câmara e o casario tradicional daquela pequena comunidade pertencente à Freguesia de Quintela, Sernancelhe.

Por entre o cheiro do pão alvo da Lapa e do famoso queijo espalmado, de pequenas dimensões, o movimento sempre constante de peregrinos, a Feira mergulha na literatura de Aquilino, nas descrições das suas obras, referindo trajes, rituais, atividades e personagens, e procura o equilíbrio entre o sentido religioso e a questão profana do comércio, das tascas, dos comes e bebes.

A Feira, que no fundo pretende ser uma recriação histórica, contará com representações cénicas dos hábitos e costumes tradicionais por grupos etnográficos e de teatro, animação de rua e dramatização de excertos das obras de Aquilino Ribeiro pelos alunos das escolas do Concelho, atuações de ranchos folclóricos e grupos de concertinas e fado à desgarrada e uma mostra permanente de artesanato e de produtos regionais, sempre enquadrados no ambiente que recria a Lapa de finais do século XIX, início do século XX.

O evento terá como momento de abertura o lançamento da “aquilino”, revista literária do Município de Sernancelhe, que assume a homenagem a Aquilino Ribeiro através de uma fotobiografia pela sua vida e obra, com a particularidade de surgir mais de meio século depois da primeira, realizada por Fernando Namora. A publicação vai ser apresentada no dia 3 de junho, precisamente no Colégio da Lapa, onde Aquilino estudou e que marcou muitas das suas obras.