A cada ano que passa abundam os relatos de quem viu as suas colheitas destruídas pela acção dos javalis. A zona da Lameira e de Arados, e principalmente os milheirais e as vinhas, são locais de passagem e da fúria deste tipo de caça grossa. Os agricultores, indefesos, usam alguns truques, uns mais ancestrais outros mais modernos, para protegem as suas produções, mas por vezes os resultados são insuficientes.
Por isso, é normal ocorrerem montarias ao javali e resultarem na morte de vários animais. A última “caça ao javali” ocorreu no dia 6 de Fevereiro e o resultado foi o abate de sete animais. Dois desses javalis foram oferecidos à Junta de Freguesia de Granjal.
Perante a oferenda, nada melhor do que partilhar o “petisco” com toda a freguesia. Afonso Silva, Presidente da Junta, convidou todos os granjalenses para um almoço especial, no dia 14 de Fevereiro, no salão da Junta, e conseguiu a proeza de juntar, no mesmo espaço, mais de 150 pessoas da aldeia.
Ao convívio juntaram-se o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, o Vice-Presidente Carlos Silva Santiago, e o Vereador Carlos Santos.
As próprias pessoas da aldeia encarregaram-se de todo o processo. Desde a cozedura das batatas, à preparação da carne, à apanha dos grelos, à oferta do vinho, das sobremesas, e a decoração do Salão. Um trabalho árduo, em que foi evidente o esforço quer da junta de Freguesia quer de quem voluntariamente quis ajudar em toda a festa.
Destaque para a bonita mesa de sobremesas, confeccionada pelas senhoras do Granjal. Esmero e dotes de confeitaria ficaram bem demonstrados, tanto no aspecto como no sabor dos diversos bolos e doces preparados para este convívio.
A iniciativa, idealizada pela Junta de Freguesia de Granjal, revitalizou uma qualidade bem própria do povo granjalense: a capacidade de entreajuda, partilha e amizade. De tal forma que outras iniciativas do género vêm ocorrendo de forma regular nos últimos tempos, sempre com o cunho da dinâmica Junta de Freguesia de Granjal, mantendo-se bem vivas tradições como o Cepo, o Carnaval, e festas religiosas como a Sra. das Mensagens e Senhora das Neves.