Macieira organiza magusto para festejar o São Martinho

Macieira organiza magusto para festejar o São Martinho

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de novembro. Nesse dia assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo. A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé, uma fogueira para saltar e bom convívio. Macieira, a aldeia conhecida como "A Pérola da Zebreira", teima em cumprir a tradição e, na tarde de 10 de novembro, realizou o seu magusto, contando com o contributo da população que ofereceu vinho, castanhas e muita alegria.
O largo da Sede da Junta de Freguesia foi o local escolhido para este encontro popular. A festa das castanhas assadas, colhidas nos soutos de qualidade da aldeia de Macieira, foi autêntica e muito simples. Cada um trouxe o que pode e juntos partilharam do que a terra dá.

O sol ajudou e Macieira foi brindada com um verdadeiro Verão de São Martinho. A festa fez-se com a tradicional caruma para assar as castanhas e com a animação musical, assegurada também por pessoas da freguesia. Já de noite, e no interior do edifício da sede da junta, o macieirense Amândio, com a sua inseparável concertina, trouxe as modas populares e o baile tomou conta da festa. Bombos, dança e muitas brincadeiras marcaram este encontro de todos os macieirenses.

Repete-se assim a tradição, celebra-se o São Martinho, enaltece-se a castanha como fruto importante para a nossa economia, promove-se a união e a amizade entre todas as pessoas da aldeia. É assim o magusto de Macieira. O encontro ficou marcado para o próximo ano, até porque, como diz o provérbio, no dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s