Expo Salão recebeu Convívio de Boccia organizado pelo CLDS e Município de Sernancelhe
O Expo Salão Sernancelhe recebeu no dia 23 de maio o 2º Convívio de Boccia, que juntou mais de uma centena de participantes em representação dos centros lúdicos e lares do Concelho de Sernancelhe. Organizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e Município, teve como principal objetivo promover uma jornada desportiva e de convívio, incentivando em simultâneo a prática desportiva e promovendo a saúde física e psíquica desta franja da população.
Enquadrado no Programa Mexa-se, que acontece em Sernancelhe há três anos, o convívio procurou "Dar vida aos anos com o boccia", incentivando para isso a atividade física entre os seniores, a prática de jogos e o trabalho em equipa. O convívio de boccia, como foi designado pelos organizadores, foi, de resto, o culminar de dezenas de ações nas freguesias, onde o CLDS, a Biblioteca Municipal, as juntas de freguesia e a Câmara Municipal têm reunido esforços para concretizar um trabalho assinalável na prossecução da qualidade de vida e bem-estar da população mais vulnerável, como são os idosos.
Adélia Sobral, Presidente da Assembleia Municipal, cumprimentou os presentes e, referindo-se a este encontro de boccia lembrou que "é para muitos de vós uma oportunidade para terem um passeio e um convívio muito bom para todos". Olhando para os mais jovens presentes no Expo salão, deixou também uma palavra de "agradecimento muito sentido porque é útil para qualquer sociedade, e em especial para o nosso Concelho, ter pessoas tão dedicadas e efetuosas para com os mais idosos".
O trabalho e a dedicação de muita gente foi particularmente lembrado por Carlos Silva Santiago, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, ao dirigir-se aos presentes no Exposalão. Reconhecendo ser "um gosto muito grande podermos receber-vos, ver o entusiasmo com que participam nestas ações", o autarca não esqueceu o investimento que o Município continua a fazer no social, no desenvolvimento destas e de outras iniciativas, a aposta no apoio à compra de medicamentos, a Unidade Móvel de Saúde, a criação de centros lúdicos nas freguesias do Concelho, entre tantos outros investimentos para que surjam as condições indispensáveis ao convívio e à prática desportiva". Reconhecendo que "mais não fazemos do que retribuir por tanto que deram à construção da nossa terra", Carlos Silva Santiago terminou com um agradecimento especial pela "alegria e pelo entusiasmo com que participam sempre nas realizações do Município de Sernancelhe".
O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o bowling e a petanca. Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).