Município promove desporto na terceira idade com a iniciativa "Dar vida aos anos com o boccia"

O Programa de Atividade Física Sénior "Mexa-se", dinamizado há quase uma década pelo setor de Desporto do Município de Sernancelhe, tem proporcionado à população mais idosa do Concelho qualidade de vida e saúde com o desporto e a ginástica que leva às freguesias, de forma calendarizada. O boccia é também o exemplo de modalidade que colhe grande aceitação pela população e por isso tem merecido a realização de uma espécie de “campeonato”. Foi precisamente esse campeonato que aconteceu na tarde de 26 de janeiro, no Expo Salão, onde mais de duzentas pessoas participaram na iniciativa “Dar vida aos anos com o Boccia”.

Ao Expo Salão vieram beneficiários dos centros Lúdicos de Sarzeda, Vila da Ponte, Sernancelhe, Seixo, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais e Paroquiais de Carregal, Lamosa, Lapa, Lar do Sagrado Coração de Maria, de Ferreirim e Macieira, e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe. Pela primeira vez o convívio de boccia contou com 16 utentes das instituições sociais do Concelho de Penedono e ainda uma equipa da Casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira.

O Programa “mexa-se” continua a cumprir os objetivos previstos desde a sua criação: melhorar a qualidade de vida dos praticantes; promover a prática de atividades físicas e recreativas para a população alvo, incorrendo numa mudança de atitudes e na aquisição de novos hábitos para prevenção, manutenção e promoção da saúde; possibilitar o desenvolvimento das suas capacidades psicomotoras, sociais e cognitivas, contribuindo para a melhoria da autoestima e a adoção de um estilo de vida saudável; desenvolver o convívio e a sociabilização; combater o isolamento.

O programa destina-se a todos os indivíduos do concelho de Sernancelhe com idade igual ou superior a 50 anos, sendo que, em casos especiais, poderão participar indivíduos com idade inferior à mencionada anteriormente.

Para além do Boccia, ao longo do ano, os participantes têm oportunidade de desenvolver exercícios de ginástica de manutenção, jogos lúdicos, jogos tradicionais, caminhadas, exercícios de ginástica aquática na Piscina Municipal de Sernancelhe e participar em encontros desportivos entre os vários participantes dos diferentes Centros Lúdicos.

Para o sucesso deste programa muito tem contribuído a dinâmica dos Centros Lúdicos, coordenados pelo CLDS-3G, as instituições de solidariedade social e a parceria com as juntas de freguesia e a Escola Profissional de Sernancelhe.