LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA

LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA, VAI SER APRESENTADO NO DIA 8 DE AGOSTO

“Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”. É este o título do livro da autoria do macieirense José Maria Caria, que retrata a pequena comunidade de Macieira, a aldeia conhecida como a “Pérola da Zebreira”, que exibe como marcas a altitude a mais de 900 metros, o granito amarelo, a paisagem de montanha, as gentes, os ritos e rituais e uma cultura rural muito peculiar. O livro conta o prefácio do Dr. Juiz Rui Manuel Ataíde de Araújo e vai ser apresentado, no dia 8 de agosto, pelas 19 horas, no largo da Junta de Freguesia de Macieira.

Com o apoio à edição do Município de Sernancelhe e da União de Freguesias de Ferreirim e Macieira, a obra enquadra-se no projeto municipal de acolher e promover iniciativas de índole cultural/literária que promovam o património enquanto conceito associado a valores que exprimem a vivência em sociedade e ligam as diversas gerações.

De igual modo, o Município entendeu que no caso do livro “Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”, o legado patrimonial daquela comunidade deveria ser transmitido às gerações vindouras sob a forma de livro, indo ao encontro da pretensão do autor que assumiu o objetivo de mostrar aos mais novos e aos macieirenses na diáspora que a aldeia evoluiu, que é hoje um espaço com qualidade de vida, mas mantém a sua identidade bem vincada.

Na singeleza de uma centena de páginas, divididas em quatro capítulos, José Maria Caria socorre-se da poesia e da prosa para falar da sua terra natal, enfatizando o valor pedagógico deste legado pleno de lugares, pessoas, artes, ofícios, histórias e estórias, colocando-o ao dispor das pessoas, de todos.

José Maria Caria condensa igualmente neste seu livro quase um século de memórias. Memórias registadas a partir de testemunhos das gentes mais velhas da aldeia, memórias de tempos de criança, um cardápio de imagens que fazem parte do imaginário coletivo da aldeia de Macieira.
“Macieira, Aldeia, Gente e Identidade” é uma obra fundamental para que descubramos, através das suas páginas, um tempo e um espaço afinal tão próximo e distinto.