Aldeia de Macieira, a terra do granito, organiza a maior caminhada da região

A aldeia de Macieira, Concelho de Sernancelhe, organiza já a maior caminhada de toda a região. Em apenas quatro edições, aquela comunidade, conhecida como a Pérola da Zebreira e a terra do granito, juntou, no dia 21 de maio, mais de quatro centenas de participantes para uma caminhada de 8,5 quilómetros, numa iniciativa que acontece graças ao envolvimento de toda a comunidade, a colaboração do Município de Sernancelhe e da União de Freguesias de Ferreirim e Macieira e de várias empresas da região.

Tendo como sede a antiga Escola Primária, o percurso de Macieira é distinto dos demais pelo facto de decorrer sempre a mais de 800 metros de altitude, mostrando a todos os participantes paisagens de rara beleza, cursos de água únicos e a rusticidade do seu casario.

Por outro lado, caminhar em Macieira é também contactar com as gentes, com os usos e costumes e com a tradição, no fundo participar em experiências: coser no forno o pão que será servido no almoço, provar os biscoitos criados pelos professores e alunos da Escola Profissional de Sernancelhe, degustar o caldo verde em potes de ferro, a carne acabada de grelhar, o vinho das encostas que pendem já para o Douro, entre tantos outros momentos que agradam sobremaneira aos visitantes.

Outra marca desta caminhada é a coincidência com o mês do coração, razão pela qual os alunos do Curso de Saúde da ESPROSER estiveram a acompanhar o passeio e, no final, colocaram todos os seus conhecimentos à prova dos participantes.

Este ano, e pela primeira vez, o evento integrou o cartaz da Expo Deporto e Saúde, contribuindo para o sucesso deste certame que é uma referência no desporto em toda a região.