Lima Bastos "pinta" O Retrato de Aquilino em homenagem ao escritor sernancelhense

Lima Bastos "pinta" O Retrato de Aquilino em homenagem ao escritor sernancelhense

"O Retrato de Aquilino - pintura sobre palavras", é o mais recente trabalho literário de Manuel de Lima Bastos, uma obra em que o autor pretende assinalar, neste ano 2013, o cinquentenário da morte e centenário da estreia literária do Mestre. O Município de Sernancelhe patrocinou a edição, tendo o autor dado a conhecer a obra na Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira.

Numa edição de grande qualidade com a assinatura da editora Sopa de Letras, o autor presta uma "homenagem às Terras do Demo que Aquilino Ribeiro inventou e ao Município de Sernancelhe onde o escritor nasceu na freguesia do Carregal, a que volto sempre como se, depois de uma ausência, regressasse a casa".

Com perto de 600 páginas, "O retrato de Aquilino" compila quatro obras de Manuel de Lima Bastos, todas tendo como elementos referencial a obra de Mestre Aquilino. Ilustrada com imagens e gravuras, a obra sobressai pela sobriedade gráfica aliada a conteúdos de grande qualidade que Manuel de Lima Bastos "retocou" precisamente para este trabalho.

Na nota preambular, Manuel de Lima Bastos explica o porquê desta edição comemorativa e enfatiza o papel do Município de Sernancelhe: "É à Câmara Municipal de Sernancelhe, a cujo município e às terras do demo em geral vai dedicado este livro (...) Tenho perfeita consciência de que esta Câmara, que gere um concelho do interior com recursos limitados, é um caso exemplar de devoção pela cultura e, muito particularmente, por Aquilino Ribeiro, figura maior desta região e nome ímpar das letras portuguesas de todos os tempos".

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s