Granjal inaugurou novo acesso à Freguesia, brasão heráldico e apresentou viatura de primeira intervenção

Granjal inaugurou novo acesso à Freguesia, brasão heráldico e apresentou viatura de primeira intervenção

A Freguesia de Granjal reservou para o dia 11 de agosto a inauguração do caminho da Moita Velha, acesso da estrada municipal à aldeia, a apresentação do brasão heráldico na sede da Junta e ainda a estreia de uma viatura de primeira intervenção, adquirida pela Comissão de Compartes dos Baldios do Granjal "Varanda do Távora", adaptada com kit de incêndios.

O primeiro momento decorreu no Caminho da Moita Velha, acesso que passou a estar transitável para viaturas e que estabelece a ligação da Estrada Municipal com o lugar do Cimo da Aldeia. Depois do alargamento e calcetamento, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Veríssimo Lauro, o Presidente da Junta de Freguesia, Afonso Silva, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, cortaram a fita e simbolicamente deram como oficialmente inaugurado o caminho que dá maior mobilidade a quem reside naquele local.

Num segundo momento, já no Largo do Paúl, onde está praticamente concluída a requalificação do tanque público, o Presidente da Junta de Freguesia e a Presidente da Assembleia Municipal, Adélia Sobral, descerraram a bandeira que mostrou o brasão da Freguesia e que condensa simbolos como a castanha, a  histórica da aldeia e a proximidade ao Rio Távora.

A finalizar, tempo ainda para apresentar a viatura de primeira intervenção, equipada com kit de incêndios, adquirida pela Comissão de Compartes "Varanda do Távora", e que fica ao dispor da freguesia, podendo acorrer, numa primeira fase e de forma mais célere, a incêndios que deflagrem. A este propósito, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, Luís Sérgio Gouveia, refereir que a corporação dará formação a jovens da freguesia para poderem manusear o kit em segurança e com eficácia, e lembrou que "é sempre importante para uma localidade poder contar com um veículo deste género, cuja função principal é intervir de forma imediata, o que poderá ser de grande auxílio para os Bombeiros, já que demoram sempre 15 minutos a deslocar-se da sede do Concelho até ao Granjal".

Resguardados pelas sombras que circundam o edifício da sede da Junta, os populares ouviram o Presidente da Junta de Freguesia agradecer o empenho de todos na concretização destas e de muitas outras realizações que aconteceram no Granjal. Ao nível dos acessos, mas também na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da localidade, na criação de símbolos que trazem prestígio (como é o caso do brasão heráldico) e também, através dos Baldios, na apresentação de um veículo equipado com kit de incêndio. Agradeceu ainda ao Município de Sernancelhe toda a colaboração e disponibilidade para que as obras fossem possíveis.

Por seu turno, Carlos Silva Santiago, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, lembrou o trabalho que tem sido desenvolvido na Freguesia pelo Sr. Afonso e pela sua equipa e que é bem evidente nos caminhos agrícolas, na limpeza, nos acessos e na capacidade de dinamizar as pessoas e motivá-las para conseguir cumprir com os objetivos que traça na sua gestão enquanto presidente da Junta.

Adélia Sobral, Presidente da Assembleia Municipal, reconheceu igualmente o trabalho que tem sido realizado na Freguesia de Granjal. Explicou ser legítimo mostrar, em fim de mandato, a obra que se realizou em favor de uma comunidade.

No final, toda a população confraternizou no espaço contíguo ao Salão da Junta de Freguesia, num momento de convívio que juntou os residentes habituais com os emigrantes que por esta altura estão de visita à terra natal.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s