Vila da Ponte recebeu o VII Encontro Nacional de Ponte

Vila da Ponte recebeu o VII Encontro Nacional de Ponte

Em Portugal existem treze freguesias que contêm, na sua designação, o termo "ponte". Esta particularidade levou à criação de um projeto inédito, lançado pela freguesia de Ponte do Rol, que em 2006 desafiou as suas congéneres a criar uma associação que permitisse estreitar relações e desenvolver intercâmbios de âmbito social e cultural. A freguesia de Vila da Ponte, Concelho de Sernancelhe, é uma das que faz parte deste restrito grupo e, nos dias 22 e 23 de junho, organizou o VII Encontro Nacional.

Durante os dois dias, Vila da Ponte foi anfitriã e preparou, em colaboração com o Município de Sernancelhe, um programa onde foi possível mostrar o pulsar da freguesia e do Concelho, os monumentos, a cultura, as empresas e todas qualidades que fazem da Vila da Ponte uma aldeia excecional e com muito futuro, em particular no capítulo do turismo.

Destaque para alguns momentos especiais: o hastear das bandeiras das 13 freguesias no Centro histórico com a participação da Banda Musical 81 de Ferreirim, o momento musical no Parque de festas e, já no dia 23, para a receção oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente e o Vice-Presidente deram as boas-vindas a todos e fizeram uma apresentação do Concelho de Sernancelhe.

Com uma riqueza natural e arquitetónica ímpares, estas treze freguesias beneficiam, na sua maioria, de uma ruralidade que valoriza um quotidiano baseado na preservação dos costumes e das tradições. Esta qualidade subsiste lado a lado com refúgios naturais, em alguns casos, ainda por descobrir, possibilitando um encontro profundo entre a vegetação e os cursos de água, tão predominantes nestes territórios. No fundo, uma perfeita harmonia entre o que a natureza fez e o que o homem conservou.

Neste caso, a "ponte" permite, não só unir as margens de dois territórios distintos, como proporcionar uma ligação profunda entre treze locais de vários pontos do país. Numa altura em que o individualismo tende a sobrepor-se ao coletivo e a agregação entre indivíduos, povos ou entidades já conheceu tendências mais positivas, a iniciativa deste grupo revelou o espírito das gentes destes territórios, que reconhecem as mais-valias que esta associação reproduz.

 

As freguesias que fazem parte desta associação são:


Vila da Ponte (concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu)
Ponte da Barca (concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo)
Ponte de Lima (cocelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo)
Vila da Ponte (concelho de Montalegre, distrito de Vila Real)
Ponte - Vila Verde (concelho de Vila Verde, distrito de Braga)
Ponte - Guimarães (concelho de Guimarães, distrito de Braga)
Ponte de Vagos (concelho de Vagos, distrito de Aveiro)
Aldeia da Ponte (concelho de Sabugal, distrito da Guarda)
Regueira de Pontes (concelho e distrito de Leiria)
Ponte de Sor (concelho de Ponte de Sor e distrito de Portalegre)
Pontével (concelho do Cartaxo e distrito de Santarém)
Ponte do Rol (concelho de Torres Vedras e distrito de Lisboa)
Gâmbia - Pontes - Alto da Guerra (concelho e distrito de Setúbal)

 


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s