Concertinistas de todo o país marcaram presença no III Encontro Nacional, em Sernancelhe

Concertinistas de todo o país marcaram presença no III Encontro Nacional, em Sernancelhe

Mais de trinta grupos de concertinistas de todo o País marcaram presença no III Encontro Nacional de Concertinas, organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda – Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, com o apoio da Associação Sementes da Terra e do Município de Sernancelhe, que decorreu no Expo Salão de Sernancelhe, no dia 23 de março. O evento, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, trouxe à Terra da Castanha intérpretes da concertina de todas as idades e de diversos pontos do país, tendo proporcionado um festival de música popular ao qual não faltou o grupo "Sete Saias".

Símbolo da cultura portuguesa, a concertina provou ser um instrumento vivo e motivador de festa, alegria e convívio. Perto de 500 intérpretes da concertina, por entre crianças e anciãos, desfilaram pelo palco do Expo Salão com uma alegria contagiante. O apego à concertina foi evidente e muitos foram os que conseguem deslumbrar com a qualidade musical e capacidade artística.

As músicas típicas da Beira Alta e da Beira Baixa estiveram particularmente em destaque, sendo sempre temas eleitos por boa parte dos tocadores. É a tradição a associar-se a este instrumento, talvez dos que ganharam maior notoriedade histórica nos últimos anos, muito por força de grupos musicais e artistas nacionais que ganharam fama, de que Quim Barreiros é o expoente máximo, mas tambem porque as escolas de música e a profissionalização do ensino musical foram-se generalizando por todo o lado.

O espetáculo protagonizado pelo III Encontro Nacional de Concertinas trouxe ao Expo Salão muito público. A organização contabilizou mais de um milhar de pessoas ao longo de toda a tarde, tendo este número subido consideravelmente no concerto da noite, com o grupo Sete Saias.

Do programa para este III Encontro Nacional, para além da receção aos concertinistas junto à Câmara Municipal pelas 14:00 horas, decorreu o já célebre desfile dos grupos pela avenida principal até ao Expo Salão. Neste local, atuaram os grupos de concertinistas e, no final das atuações, todos os concertinistas presentes executaram em conjunto a música "Minha Rosinha" em Sol.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Sernancelhe e Associação Sementes da Terra e pretendeu divulgar a concertina como instrumento tradicional e símbolo do património imaterial do Concelho, da região e também do País.

Promovido pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda, uma associação do Concelho de Sernancelhe, o evento nasceu da vontade em revitalizar a concertina e cativar jovens para que interpretem este instrumento musical. Graças ao empenho e trabalho realizado pela Associação da Sarzeda, Sernancelhe organiza agora um Encontro de referência e que cativa cada vez mais tocadores de concertina.

E se em 2011 e 2012 foi Quim Barreiros e Canário, respetivamente, a presentearem o público e os amantes da concertina com um concerto, desta feita Sete Saias não deixaram créditos por mãos alheias e proporcionaram um grande espetáculo.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s