Granjal inaugurou Centro Lúdico na antiga Escola Primária
Na antiga Escola Primária de Granjal funciona agora o Centro Lúdico. A inauguração foi no dia 30 de dezembro, e juntou mais de duas centenas de pessoas, que testemunharam o resultado de uma parceria entre a Segurança Social, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), o Âmbula (Associação de Funcionários do Município de Sernancelhe) o Município de Sernancelhe e a Freguesia de Granjal. Com um investimento total de 54.248,85 euros, incluindo mobiliário e equipamento, o Centro Lúdico, que foi requalificado também no seu espaço envolvente, está dotado de cozinha, adquirida pela junta de freguesia local, que aproveitou o momento para apresentar à população os símbolos heráldicos, nomeadamente o Brasão e a Bandeira.
Em ambiente de festa, o regresso ao espaço da escola foi vivido por todos com grande entusiasmo. "Uma escola com vida", foi a forma como o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, classificou o Centro Lúdico, esclarecendo tratar-se da sexta escola do Concelho que ganha uma nova função e que "passa a estar disponível para que as pessoas possam ocupar aqui o tempo em convívio e alegria". Lembrando que o papel da dinamização está confiado aos técnicos do CLDS, que aqui realizarão atividades constantes, destacou o gesto da junta de Freguesia "ao oferecer a cozinha para que aqui possam também realizar as suas festas e confraternizar".
"FAZER, INAUGURAR E SEM HIPOTECAR O FUTURO"
Para o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário Cardoso, "as obras neste momento não se definem pelo seu valor financeiro; hoje as obras vêem-se pela sua carga afetiva e simbólica, como é o caso desta Escola, onde tantas pessoas que aqui estão hoje aprenderam as primeiras letras, onde se moldou o caráter e os valores das pessoas".
Referindo-se em concreto à recuperação da Escola, elogiou a "envolvência de todos" e, por isso, confirmou estarmos perante um exemplo de uma obra "feita com suor, com dedicação e com um carinho especial. Não posso deixar de reconhecer o papel especial do Sr. Vereador Carlos Silva que aqui veio muitas vezes e teve a sua participação ativa na recuperação do edifício", disse José Mário de Almeida Cardoso.
"Fazer, inaugurar e sem hipotecar o futuro", garantiu, é aquilo que está patente nesta obra, desejando que "o Centro Lúdico seja portador da vivência social que todos desejam e merecem", acrescentou o Presidente da Câmara, agradecendo ainda ao Presidente da Junta de Freguesia, Afonso Silva, pelo seu empenho e dedicação ao Granjal, bem como ao Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Dr. Joaquim Seixas, pela colaboração na concretização da obra.
"UM DIA DE GRANDE ALEGRIA PARA O GRANJAL"
Por seu turno, o Presidente da Junta de Freguesia de Granjal lembrou, de forma emotiva, que "hoje é um dia de grande alegria para a Freguesia do Granjal". Reconheceu, depois, que "abrir, de novo, as portas deste edifício é um momento que merece ser celebrado porque aqui todos são bem-vindos e onde queremos que vivam momentos de alegria, de convívio e de amizade".
Agradecendo ao Presidente da Câmara e vereadores "por terem olhado, mais uma vez, para o Granjal com tanto carinho e tanta dedicação, lembrou que a obra só foi possível com o vosso trabalho e empenho, que, em conjunto com o CLDS da Câmara e a Segurança Social, conseguiram que o Granjal pudesse recuperar a antiga escola e devolve-la à comunidade".
Coube ainda a Afonso Silva a apresentação dos símbolos heráldicos, tendo referido que, a partir de agora, o brasão e a bandeira "identificam a nossa terra, simbolizam a nossa história, as nossas gentes e definem o nosso passado".
Afonso Silva não esqueceu "o apoio forte da Câmara" na construção do acesso pelo Paúl, do caminho de ligação à Senhora das Necessidades, do apoio para a construção da charca, do acesso pela Fonte Santa à Escola, na requalificação do Largo e do tanque do Paúl e na construção do Caminho do Cimo da Aldeia.
Por fim, deixou um desejo: "A todos quantos utilizarão este Centro Lúdico, que contou também com a colaboração desta Junta de Freguesia, digo que o aproveitem e desejo que se sintam bem aqui. Estimem o que aqui está porque foi feito com muito sacrifício, muito carinho e queremos que permaneça por muitos anos".
"ESTES ESPAÇOS FAZEM AS PESSOAS FELIZES"
Joaquim Ferreira Seixas, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, e natural também do Concelho de Sernancelhe, que descerrou a placa alusiva à obra, deu conta do quanto é "gratificante para mim estar aqui porque se inaugura um equipamento fundamental, com pouco dinheiro, mas muito importante para a população do Granjal".
Reconhecendo que o Centro Lúdico do Granjal é um exemplo do trabalho de parceria entre o Estado (através da Segurança Social), a IPSS Âmbula e a Junta de Freguesia, assumiu tratar-se de uma obra "louvável, porque se não há crianças, há muitos idosos e é aqui que eles poderão estar durante o dia e à noite regressarem às suas casas".
Da sua experiência no campo social, Joaquim Seixas não tem dúvidas: "Estes espaços de convívio fazem as pessoas felizes e geram uma interatividade louváve lque torna possível juntar os mais velhos e os mais novos e pô-los a confraternizar".
Dirigindo-se ao Município de Sernancelhe, a quem elogiou o empenho e o trabalho em matéria social, confirmou que "o futuro é a ação social e é um das áreas que pode criar emprego; as pessoas têm de ser empreendedoras e não podemos estar à espera de subsídios ou que os projetos, como o CLDS, durem eternamente. Quando ele acabar a obra tem de continuar", desafiou o Diretor da Segurança Social de Viseu.
A terminar, lançou o repto aos técnicos do CLDS para que "agarrem esta oportunidade" e deixou a certeza de que da parte da Seguraça Social "vamos continuar com estas parcerias, tendo sempre presente a perspetiva de criar emprego e desenvolver de forma harmoniosa o nosso Concelho, dando uma atenção especial aos mais idosos, que deram tanto por nós".
A cerimónia de inauguração do Centro Lúdico ficou ainda marcada pelo simbolismo da oferta a todas as pessoas da freguesia de um boné, um pin e um porta-chaves com os símbolos heráldicos do Granjal. Um lanche foi motivo para que o convívio se prolongasse até ao cair da noite, como que auspiciando os momentos de alegria que se viverão no Centro Lúdico do Granjal a partir de agora.