CENTROS LÚDICOS DO CONCELHO FESTEJAM O S. JOÃO NA FREGUESIA DA CUNHA

Os Centros Lúdicos do Concelho de Sernancelhe festejaram, na tarde de 24 de junho, o S. João na Freguesia da Cunha. Cerca de duas centenas de pessoas, em representação dos onze espaços recreativos e culturais a funcionar no Concelho, desfilaram no largo de festas, entoando as modas tradicionais daquela quadra festiva, e mostrando os seus coloridos trajes. As coreografias também estiveram em evidência, demonstrando muito trabalho de preparação por parte do Contrato Local de Desenvolvimento Social CLDS-3G, projeto que há vários anos gere e dinamiza os centros lúdicos nas diferentes comunidades do nosso Concelho.

Revitalizar tradições, tendo como ponto de partida os conhecimentos das gerações mais velhas é um dos eixos fundamentais do CLDS. Aliás, tem sido assim desde a sua origem, procurando recolher usos, costumes, lendas, músicas e sabedoria popular de outros tempos e voltar a introduzi-los no dia a dia das comunidades. Em complemento, e por forma a salvaguardar este testemunho, o CLDS chama as gerações mais novas e, numa simbiose carregada de mérito, transforma os momentos em festas, em alegria, em bem estar para todos os envolvidos.

A Cunha, uma das comunidades do Concelho com um sentido associativo assinalável, é uma terra que demonstra muita aptidão para a partilha, para a alegria e o convívio. Argumentos que o CLDS considerou essenciais para ali organizar este ano o S. João e promover o encontro intergeracional que tantos efeitos positivos tem no presente e representará no futuro do Concelho.

Alegria e boa disposição dominaram a tarde na freguesia de Cunha. O baile foi um momento bem animado, pondo a dançar todos os presentes ao som das músicas típicas daquela época festiva, proporcionando a todos um dia diferente e bem divertido.

Os encontros de São João são apenas uma de várias iniciativas de âmbito cultural e social que o CLDS - Contrato Local de Desenvolvimento Social promove ao longo do ano, numa parceria estreita com o Município de Sernancelhe, e que vai congregando um conjunto significativo de comunidades e pessoas. Procurando dar qualidade de vida à população mais idosa, evitar a solidão e promover a saúde física e mental na terceira idade, tem contribuído igualmente para a requalificação de espaços nas diversas freguesias e para a dinamização das aldeias de todo o Concelho.