Sejam bem-vindos a Sernancelhe!

Presidente do Município de Sernancelhe

O Concelho de Sernancelhe é um território pleno de história. Séculos de uma existência anterior à fundação da nacionalidade portuguesa conferem a Sernancelhe o estatuto de terra onde pousaram povos de muitas proveniências que, pelo seu engenho e arte, deixaram conhecimento e importantes testemunhos da sua presença.

O conhecimento e a valorização do nosso passado, o apego à nossa identidade, a vontade inabalável de celebrarmos as nossas tradições e o inquestionável impulso que damos à cultura do nosso povo são, afinal, o sinal mais evidente de que sabemos que só com memória poderemos estar aptos para construir o nosso futuro.

Convido-vos pois a visitarem, através desta imensa janela digital, o Município de Sernancelhe, um território que tem a sua marca na História de Portugal. Geograficamente situado no norte do Distrito de Viseu, é aqui que acaba a Beira e começa o Douro. Antiga barreira de defesa dos invasores vindos de Espanha, Sernancelhe conheceu o primeiro foral em 1124, é terra natal do escritor Aquilino Ribeiro, ganhou o epíteto de Terra dos Mosteiros e é reconhecido pela sua castanha martainha, de cor luzidia e sabor inigualável.

Com mais de 220 Km2 de área total, distribuídos por 17 aldeias, Sernancelhe tem o privilégio de tirar partido da natureza em estado puro. O Rio Távora, vizinho amistoso de várias freguesias, contribui para o deslumbrante cenário formado pelas serras da Lapa e Zebreira. As límpidas águas do apressado rio que se encaminha para o Douro só encontram resistência no paredão granítico da barragem.

Mais distante do Távora, mas enriquecida com paisagens únicas, a Vila de Sernancelhe oferece uma imensidão de motivos para uma visita demorada. Começando pelas ruelas graníticas, passando pelos monumentos classificados (Igreja e Pelourinho), e culminando nos edifícios restaurados, todas as fachadas encerram histórias fabulosas. Ao lado de construções tradicionais nascem outros edifícios importantes para a dinamização do concelho de Sernancelhe. A Loja Interativa de Turismo, a Escola de Trânsito, a Biblioteca Municipal, o Museu Paroquial Padre Cândido são apenas alguns exemplos de como Sernancelhe abraça a cultura e aposta em simultâneo na preservação do seu património edificado.

Sernancelhe é, por tudo isto, um Concelho que homenageia as suas figuras ilustres, nunca esquecendo as suas gentes. Anualmente são lembradas figuras importantes que aqui nasceram e que pelo mundo espalharam cultura. De entre muitos, destaque para Padre Jodrigues e para o escritor Aquilino Ribeiro. O autor de "Terras do Demo", que nasceu na freguesia de Carregal, é considerado dos mais profícuos escritores do século XX português.

Através da Internet queremos manter informados os nossos muncícipes e tudo faremos para que este espaço seja interativo, dinâmico e agradável para quem nos visitar.

Aos nossos emigrantes abrimos aqui uma "janela" comunicativa, onde podem acompanhar de forma muito próxima tudo o que acontece ns sua terra.

Procuraremos que a Internet seja igualmente um espaço de simplificação e resolução dos processos, tendo em vista desburocratizar e tornar mais célere as matérias que são da competência da autarquia.

Entendemos a página da Internet do Município de Sernancelhe como um canal privilegiado para comunicar com os sernancelhenses, estejam eles onde estiverem. Acreditamos por isso que só assim conseguimos quebrar a distância e selar a amizade que nos une.

A todos um abraço fraterno,

O Presidente da Câmara
Carlos Silva Santiago

0
0
0
s2smodern