MINISTRO DA SAÚDE, PAULO MACEDO, INAUGUROU UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS DE SERNANCELHE

Ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou Unidade de Cuidados Continuados de Sernancelhe

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou, no dia 12 de agosto, a Unidade de Cuidados Continuados de Sernancelhe, equipamento integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe, com uma capacidade de 30 camas em regime de Longa Duração e Manutenção, preparada para prestar cuidados de saúde e apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.

Recebido em frente ao Município por centenas de pessoas, o Ministro da Saúde participou logo depois na sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente Carlos Silva Santiago falou de um dia histórico para Sernancelhe, agradecendo ao governante por ter permitido a abertura da Unidade de Cuidados Continuados de Sernancelhe, um equipamento de grande importância para a qualidade de vida da população local e também de toda a região norte.

Na presença do Ministro da Saúde, o autarca sernancelhense lembrou algumas lacunas sentidas em matéria de saúde, nomeadamente a falta de uma equipa médica estável no Centro de Saúde local, a urgência da formalização do encaminhamento dos doentes para o Centro Hospitalar Tondela/Viseu, bem como a vontade do Concelho e integrar o um projeto piloto de descentralização de competências na área da Saúde.

Logo depois, a comitiva encaminhou-se para o edifício da UCC, onde a aguardavam funcionários e utentes daquela instituição. Monsenhor Cândido Azevedo procedeu à bênção das instalações e seguiu-se uma visita ao espaço, onde o Ministro da Saúde contactou com funcionários, utentes e demais pessoal auxiliar, sempre acompanhado do Diretor Clínico, Olavo Azevedo.

No exterior da Unidade teria lugar a cerimónia formal de inauguração, que contou com intervenções de Monsenhor Cândido Azevedo, também Presidente da Mesa da Assembleia da Santa Casa da Misericórdia, do Provedor Mário Araújo Pinto, do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago e, por fim, do Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

Tendo entrado em funcionamento apenas no dia 4 de maio deste ano, a UCC de Sernancelhe tem vindo a acolher utentes de forma gradual, sendo já uma alternativa considerada por diversos hospitais da Administração Regional de Saúde do Norte e também do Centro, procurando afirmar-se pela prestação de cuidados que incidam na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.

A missão assistencialista da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe é uma referência no Concelho de Sernancelhe e na região, sobretudo pelo trabalho desenvolvido nas vertentes de lar e apoio domiciliário, atividade que exerce há décadas.

Reconhecendo que a melhoria significativa dos cuidados de saúde prestados à população pelo Serviço Nacional de Saúde tem contribuído para aumentar a esperança de vida, Sernancelhe percebeu que a população de toda a região, em especial a mais idosa, necessitava de outras valências, de equipamentos que a acompanhassem nos períodos de convalescença, que a acolhessem e tratassem após intervenções cirúrgicas e tratamentos hospitalares, e que estejam presentes nas situações em que a falta de retaguarda familiar potencia o abandono social.

Foi essa consciência que motivou a candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe a acolher uma Unidade de Cuidados Continuados que sirva o Concelho, o Distrito e a Região, integrando agora a Rede Nacional de Cuidados Continuados.


 

 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s