Chosendo homenageia a mártir Santa Bárbara

Chosendo homenageia a mártir Santa Bárbara

Desde o ano 2004 que Chosendo inscreveu no calendário de festas do Concelho de Sernancelhe a celebração em honra de Santa Bárbara. Depois de recuperada a capela e os acessos à ermida, a dignidade do local foi razão bastante para que toda a povoação homenageasse, a poucos dias do Natal, a Mártir que do alto da serra olha pelos seus fiéis.

Este ano a tradição cumpriu-se e no domingo, 8 de dezembro, foi em ambiente de festa que o andor saiu da Igreja, em procissão, e quatro jovens da aldeia carregaram em ombros a imagem de Santa Bárbara encosta acima.

Enquanto os foguetes estouravam em sinal de alegria, o andor circundava a Capela para ser pousado, logo de seguida, junto à porta do templo. A missa, presidida por Padre Manuel Pinto de Moura, lembrou a vida da mártir Santa Bárbara e a coincidência de a Festa em sua honra ser, este ano, no dia dedicado a Nª Srª da Conceição.

Por isso, o pároco lembrou a vida de sofrimento de Santa Bárbara, de "alguém que na sua vida particular teve uma história complicada, especialmente com o seu pai, e que traz à nossa memória os problemas familiares que hoje em dia são vividos por muitas pessoas". Pelo sofrimento que conheceu, Santa Bárbara é "uma protetora da família humana, do relacionamento familiar", lembrou Pinto de Moura.

Cerimónia simples mas de grande simbolismo, a celebração em honra de Santa Bárbara foi precisamente a manifestação de uma grande união familiar das gentes de Chosendo. Pela primeira vez desde que se realiza, a Junta de Freguesia local aproveitou a proximidade ao Natal para incentivar à realização de uma ceia aberta a toda a população. Convidou o executivo municipal e encheu o Salão da Junta para um repasto em que todos participaram, em particular com as sobremesas e os doces.

Em sinal de retribuição, a Presidente da Junta de Freguesia, Irene Proença, agradeceu a forma empenhada como todos colaboraram e a vontade de tornarem a a Festa de Santa Bárbara num bonito momento de convívio e amizade.

Por seu turno, Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, visivelmente agradado com a espontaneidade da iniciativa, agradeceu o facto de, ano após ano, convidarem para participar na iniciativa. Lembrando os desafios que as dificuldades atuais trazem, manifestou ainda assim disponibilidade para colaborar com Chosendo de forma aberta e produtiva e deixou uma garantia: "As portas do Município estarão sempre abertas para receber e ajudar as gentes de Chosendo".

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s