Um mercado de Natal no Exposalão Sernancelhe
Um mercado de Natal em Sernancelhe foi o propósito da iniciativa organizada pelo Município de Sernancelhe, no Exposalão, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, e que aconteceu pelo segundo ano consecutivo. A abertura oficial foi no dia 14 de dezembro e a iniciativa teve como ponto alto o concerto da artista Claudisabel, no dia 15.
A poucos dias da quadra natalícia, reuniram naquele espaço de exposições perto de meia centena de comerciantes (praticamente todos do Concelho de Sernancelhe) dos mais diversos ramos de atividade com o objectivo de proporcionar negócios interessantes aos visitantes, contrariando os tempos de crise que vivemos e dando um impulso significativo à actividade comercial local.
O espírito solidário próprio da época de Natal motivou o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), em parceria com a Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER), a Associação Sementes da Terra, várias juntas de freguesias e dezenas de pessoas que se associaram à causa, para realizar um atelier de recolha roupa, bens alimentares, brinquedos e venda de rifas, tendo como objetivo distribuí-las os géneros recolhidos pelas famílias carenciadas do Concelho.
Durante os dias da feira de Natal em Sernancelhe, que funcionou entre as 10:00 e as 23:00 horas, estiveram à venda eletrodomésticos, roupa e calçado, vinhos e azeite, gastronomia, ourivesaria, artesanato, decoração, bacalhau, bijutaria, cabazes, brindes, livros, flores e arte.
No Exposalão este à disposição das centenas de visitantes um leque de opções para fazer as suas compras de Natal, escolher os cabazes para oferecer aos amigos e familiares, as prendas para por no "sapatinho" dos mais novos, comprar o bacalhau para a noite de consoada, ou adquirir aquela peça decorativa que há tanto tempo desejavam casa. Neste tempo frio foi possível também adquirir peças de roupa e calçado, bem como eletrodomésticos.
Divertimento e muita animação não faltaram no Exposalão, garantidos, de resto, pelos ranchos folclóricos e tocadores de concertina, mas também pela atuação da cantora Claudisabel, no dia 15 de Dezembro.
Com serviço permanente de restaurante e bar, a gastronomia local esteve igualmente assegurada, podendo desfrutar-se das iguarias que são menu requintado por "Terra da Castanha".