O mundo da competição automóvel em Portugal na Expo Racing em Sernancelhe
A ARC Sport e a Associação Sementes da Terra, com o apoio do Município de Sernancelhe, trouxeram a Sernancelhe, mais exatamente ao Expo Salão Multiusos, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, cerca de trinta viaturas que disputaram as diversas provas nacionais de rallye, todo o terreno e velocidade. Adruzilo Lopes, antigo campeão nacional, e Miguel Barbosa, vice-campeão nacional de rallye, marcaram presença na abertura do certame, assim como Luís Celínio, diretor do Clube Escape Livre, da Guarda.
Durante três dias o Expo Salão recebeu centenas de visitantes, entre curiosos, admiradores das máquinas de competição, mecânicos e pilotos. Logo no dia da abertura centenas de jovens puderam perceber o fantástico mundo da competição, tendo tido oportunidade de conhecer por dentro como são preparados os automóveis, como decorre a assistência mecânica durante as diversas competições e o investimento humano e financeiro que exige um carro de rallye, de todo o terreno ou de velocidade.
Fernando Jorge Rodrigues, por parte da Associação Sementes da Terra, responsável, tal como a ARC Sport, pela organização do evento, agradeceu aos proprietários dos automóveis e ao Município de Sernancelhe por ter apostado no edifício do Exposalão, que permite a realização deste tipo de certames.
Luís Celínio, do Clube Escape Livre, um dos mais conceituados clubes automóveis do nosso País, destacou a aposta do Município de Sernancelhe em exposições dedicadas à competição automóvel e vincou o papel da Auto Ramiro Competição na qualidade e na evolução do desporto automóvel na região e em Portugal.
Por seu turno, José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, felicitou quem, com muito trabalho e dedicação, conseguiu levar por diante mais uma iniciativa que projeta o interior para o resto do País. Já com o Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira a seu lado, o edil sernancelhense evidenciou, de resto, a importância da ARC Sport, uma empresa com oficinais em Sernancelhe e em Aguiar da Beira, mas cujo trabalho tem uma projeção mediática que leva o nome destes "terras do Demo" bem longe.
ARC Sport, um exemplo na competição
O fascinante mundo da velocidade despertou sempre muitas paixões. Ao longo de décadas assistimos a uma evolução impressionante das viaturas de competição, ao aperfeiçoamento da mecânica e a capacidade dos pilotos conheceu extremos de exigência e perfeição.
Sernancelhe deu um contributo ativo nesta matéria graças ao trabalho da ARC Sport (vertente de competição da Empresa Auto Ramiro), que conta com participações vitoriosas em todas as vertentes da competição nacional, seja no rallye, no todo o terreno ou na velocidade.
Desta região do interior tem sido dado um impulso muito importante à competição nacional. Um sucesso a que não é alheia a ARC Sport, uma empresa com oficinas nos concelhos de Sernancelhe e Aguiar da Beira, com participações marcantes em todas as vertentes da competição em Portugal. Diversos títulos acumulados no Campeonato de Portugal de Ralis nos últimos cinco anos, com grande destaque para a conquista absoluta do Campeonato de Portugal de Ralis em 2011 e 2012 através de Ricardo Moura e António Costa. Também nomes consagrados como Adruzilo Lopes, João Silva, Pedro Meireles, Miguel Campos, Renato Pita e muitos outros, já deixaram a sua assinatura ao tripularem carros preparados pela ARC Sport. No Todo o Terreno e na Velocidade, a presença desta equipa tem sido uma constante, para além dos êxitos e títulos nacionais conquistados por Pedro Patrocínio ao nível do Trial.