Chosendo cumpre a tradição com festa em honra de Santa Bárbara

Chosendo cumpre a tradição com festa em honra de Santa Bárbara

A freguesia de Chosendo continua a cumprir a tradição de realizar a festa em honra de Santa Bárbara. A simplicidade com que prepara toda a cerimónia é notável, a participação das gentes é admirável e todos se mobilizam para que o andor da Santa suba até à Capela erigida no alto sobranceiro à aldeia. Este ano foi no dia 8 de dezembro, sábado, e o sol raiou para espanto de todos, habituados que estão há muito a enfrentar o vento agreste e a chuva impiedosa.

O povo reúne-se junto à Igreja Matriz. É de lá que sai o sempre deslumbrante andor de Santa Bárbara. Carregado em ombros pelas mulheres da aldeia, percorre as ruas graníticas, sempre a subir. Castanheiros idosos, com ramos derrubados pelo peso da água da chuva dos últimos dias, deixam desprender as últimas folhas douradas que se colam aos cubos de granito.

Em poucos minutos, e já com a Capela à vista, a procissão cumpre a tradição e dá uma volta ao templo. O andor pousa junto à porta da capela, onde o padre inicia a missa. Estoiram dois ou três foguetes. Do alto avista-se toda a aldeia e o estrondo dos foguetes ecoa pelo vale onde pousa a bonita aldeia de Chosendo.

Padre Moura lembra o martírio a que foi sujeita Santa Bárbara, uma sofredora às mãos de seu pai. Pegou no exemplo de uma bela moça, que viveu enclausurada e acabou mesmo por ser decapitada, para alertar para a violência doméstica – um tema tão em voga e que atinge tantas famílias.

Terminada a missa, Santa Bárbara ficou na Capela. É de lá do alto que continuará a velar pelos habitantes da aldeia, que entretanto rumam ao salão da Junta de Freguesia. A festa é o que motiva a reunião. Mas a festa, em Chosendo, é também sinal de entreajuda, de partilha, de contributo de todos. Os bolos e as restantes sobremesas são feitas de véspera pelas pessoas da aldeia e a mesa fica farta.

Para fim de festa rompe o som da concertina do pequeno Leandro e o momento dos agradecimentos pertence ao Presidente da Junta, Isidro Proença, que agradece a forma empenhada e sempre pronta como todos ajudaram à festa. José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, que subiu ao palco na companhia dos vereadores Carlos Silva e Carlos Santos, elogiou as gentes de Chosendo por manterem esta tradição e por serem os protagonistas da festa, já que contribuem com o seu esforço e trabalho para que ela aconteça.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s