Exposalão Sernancelhe recebeu 2ª edição da Expo Máquinas
Pelo segundo ano consecutivo, o Expo Salão Multiusos de Sernancelhe recebeu, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012, a Expo Máquinas, certame dedicado à agricultura, onde estiveram expostos tractores, alfaias, utensílios agrícolas e bricolage.
Organizada pela AREAevent, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe (ACIS) e Associação Sementes da Terra, a feira conseguiu ser uma mostra das mais modernas ferramentas ao serviço de um setor que ganha dimensão no interior do País.
O evento procurou ainda contribuir para a dinamização da atividade agrícola, mostrar as novidades, as novas técnicas e conceitos e as perspectivas de futuro. Em complemento, e porque está igualmente em expansão, a bricolage e a jardinagem estiveram em destaque, podendo apreciar-se utensílios e maquinaria que garantem profissionalismo à actividade.
Este ano, a organização, em colaboração com o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e a Associação dos Funcionários do Município de Sernancelhe (Âmbula), promoveu também um seminário sobre Empreendedorismo Agrícola dirigido aos agricultores do Concelho e da Região. Perto de uma centena de pessoas inscreveu-se para ouvir especialistas de diversas áreas demonstrar que é possível rentabilizar os terrenos agrícolas e que há apoios financeiros para a agricultura.
Numa sessão aberta pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, destacar a presença do Diretor Adjunto da Direção regional de Agricultura e Pescas do Norte, Adelino Bernardo, da Associação de Jovens Agricultores de Portugal, da Caixa de Crédito Agrícola e do responsável pela GlobalCoop, Firmino Cordeiro.
À semelhança da 1º edição, que contou com dezenas de expositores e centenas de visitantes, a Expo Máquinas cotou-se também um espaço de troca de experiências entre agricultores, informação junto dos vendedores e boas oportunidades de negócio.
Sernancelhe demonstrou, com a 2ª edição da Expo Máquinas, a sua capacidade de servir de montra de uma região onde o setor primário é dominante. De resto, a atividade agrícola assume um importante papel na economia local e regional, sendo de destacar a produção de castanha, batata, vinho e maçã. São, de facto, vários os produtos que muito contribuem para a captação de receitas para quem vive nesta região, e que dependem em larga medida de máquinas adequadas e modernas para garantir colheitas bem sucedidas.
Mais de um milhar de pessoas visitou durante os três dias a ExpoMáquinas. Vários negócios foram concretizados durante o certame, que primou pela demonstração prática de maquinaria que garante aos agricultores maior rentabilidade da sua atividade.