alt

"Terra da Castanha" em festa nos dias 26, 27 e 28 de outubro

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o Exposalão de Sernancelhe abre as portas para a edição 2012 da Festa da Castanha. Aquele que é o certame com maior longevidade na região, conta este ano com um programa repleto de atividades, destacando-se a aposta na cultura, no desporto e na valorização da castanha enquanto produto fundamental para a economia local. A abertura é no dia 26 de outubro pelas 18.00 horas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe.

Festa da Castanha 2012A edição deste ano da Festa da Castanha é apontada como decisiva para a valorização da castanha de Sernancelhe. Graças ao protocolo celebrado entre o Município e a Univerdade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a castanha e os castanheiros de Sernancelhe são agora acompanhados de perto pelos técnicos, os solos são analisados, foram criados campos de ensaio e novas soluções estão a ser experimentadas. Os objetivos são o combate às doenças dos soutos, mas também aumentar a produção mantendo a qualidade e exclusividade da martaínha. É pois aguardada com enorme expetativa a Palestra "A Importância de cuidar o solo na saúde do souto", no dia 27 de Outubro, da responsabilidade dos professores Ester Portela e Miguel Martins, da UTAD, até porque mais de meia centena de produtores concelhios aderiram já aos conselhos técnicos daquela Universidade.

No capítulo do desporto, e aproveitando o Percurso Pedestre Rota da Castanha, a edição da Festa da Castanha 2012 oferece um passeio, organizado pelo CLDS "SOS – Sernancelhe Olhar Solidário", que percorre soutos com séculos de existência, garantindo assim uma viagem única aos locais onde "nasce" uma das melhores castanhas do Mundo.

O BTT repete o evento do ano passado, ainda que com alterações ao percurso, tendo o número de inscrições ultrapassado já as 500. De todo o país aguardam-se amantes do desporto, mas também da natureza e da cultura destas terras da Beira. Atraídos pelos aromas da castanha, os participantes terão oportunidade de pedalar por uma das mais belas manchas de castanheiros do país, conhecer a paisagem deslumbrante da serra e do vale, o património arquitectónico e provar a excelsa gastronomia local. Para os acompanhantes dos bttistas, a organização preparou todo um programa de visita e ocupação durante a estada por Sernancelhe.

No interior do Exposalão, mais de meia centena de expositores, entre produtores e transformadores de castanha, juntas de freguesia e restaurantes (que durante os três dias proporcionarão uma mostra da gastronomia local associada à castanha), mostrarão ao longo dos três dias o que melhor define o Concelho de Sernancelhe. Destaque também para o concurso da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida "Soutos da Lapa", que decorrerá durante a Festa da Castanha, sendo os vencedores conhecidos apenas no último dia do certame.

Animada por grupos locais de concertinas e fado à desgarrada, pela Banda Musical 81 de Ferreirim, pelo Rancho Folclórico de Sernancelhe e Rancho Folclórico de Arnas, a Festa da Castanha oferecerá também um programa repleto de acções em torno da castanha e do castanheiro, como os concursos da melhor montra e melhor doce de castanha, idealizados precisamente para incentivar à participação do comércio local na Festa da Castanha.

Aqui ficam algumas propostas para que visite Sernancelhe durante o fim de semana de 26, 27 e 28 de outubro. Ao longo destes três dias, Festa da Castanha é sinónimo de animação, cultura, gastronomia, informação técnica aos produtores, convívio e homenagem à castanha. Castanha, a rainha que dá nome a Sernancelhe, a Terra da Castanha!

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s