Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica é o mais conceituado do País e acontece desde 1999
Sernancelhe ao som da Guitarra Clássica
O israelita Tal Urwitz foi o vencedor do 14º Concurso de Guitarra Clássica de Sernancelhe, que decorreu entre 17 e 30 de junho, no Auditório Municipal. Em segundo lugar ficou o francês Jeremy Peret e o terceiro lugar foi repartido pelo português Francisco Franco (que arrecadou também o prémio de melhor português) e Sanel Redzic, da Bósnia-Herzegovina. As masterclasses, uma componente do evento sempre muito procurada, atingiram nesta edição o número recorde de 15 inscritos.
Sinónimo de manifestação cultural de carácter universal, o Festival de Guitarra Clássica de Sernancelhe contou igualmente com um júri de reputada qualidade e com carreira firmada no país e no Mundo. Paula Santos, Goran Krivocapic, Fábio Zanon, Augusto Pacheco e Pedro Rodrigues tiveram a difícil tarefa de avaliar os concorrentes desta edição e eleger o vencedor do prémio de dois mil euros.
Sempre com grande dinamismo, muita competição e rigor, o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica, sob a direção artísitica de Paula Sobral e José Carlos Sousa, é sinónimo de longevidade. As 14 edições são reveladoras da aposta do Município na afirmação de Sernancelhe como palco de referência mundial, na promoção da descentralização cultural, proporcionando aos munícipes em especial, e ao público em geral, em regime de gratuitidade, a oportunidade de desfrutar de diversas apresentações musicais pelas mãos dos mais conceituados artistas nacionais e internacionais.
Para além da componente artística, o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica possui igualmente uma vertente formativa e pedagógica e ainda o festival com concertos à noite. Este ano os espetáculos tiveram como protagonistas Marko Topchi (Ucrânia), vencedor da edição 2011 do Concurso de Guitarra de Sernancelhe, o Quarteto Parnaso (quarteto de guitarras de Portugal), André Madeira (Portugal), Goran Krivocapic (Montenegro), Fábio Zanon (Brasil), Machina Lírica Duo (duo de guitarra e flauta Portugal e Republica Checa) e Guitarrafonia (Orquestra de guitarras Portugal).
O Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe é uma organização do Município de Sernancelhe, com o apoio da Feira Sementes da Terra e Associação Proviseu, Revista Guitarra Clássica, Savarez e Florista Mil em Rama, de Beatriz Aguiar, tendo como parceiros o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão, a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), o Festival Internacional Guitare-Essone.com, o Teatro Viriato, o Teatro Ribeiro Conceição (Lamego) e o Festival Internacional de Guitarra J. Kaspar Mertz. A Rádio oficial do evento é a Antena 2 e esta edição do Festival conta com o patrocínio especial do Governo de Portugal, através da Secretaria de Estado da Cultura – Direcção Regional de Cultura do Norte.