Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira organiza iniciativa, que pretende dar a conhecer o escritor natural de Carregal, Concelho de Sernancelhe

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira organiza iniciativa, que pretende dar a conhecer o escritor natural de Carregal, Concelho de Sernancelhe

Paulo Neto protagoniza Ciclo de Colóquios dedicados a Aquilino Ribeiro


"Há os que nos saúdam e os que nos criticam. A todos o nosso agradecimento. A melhor resposta é dar continuidade a esta missão. Graciosamente e o melhor que soubermos. No que temos sido secundados por muitos. Pelos melhores, aqueles cuja vista alcança e não cansa". Esta frase, retirada do editorial da Revista Literária Aquilino II, escrita pelo Diretor Paulo Neto, é reveladora da paixão e, ao mesmo, tempo, da devoção que empresta a todos os projetos sobre Mestre Aquilino Ribeiro a que se tem dedicado ao longo da sua vida.

Sernancelhe, terra natal de Aquilino Ribeiro, tem tido a fortuna de contar com Paulo Neto para levar por diante a tarefa hercúlea de divulgar, valorizar e respeitar a memória e a obra imensa do Mestre do Carregal. E se a Revista Literária "Aquilino" foi reconhecida como um projeto de excecional oportunidade e qualidade, Paulo Neto não deixa de surpreender e entusiasmar o público devoto de Aquilino Ribeiro.

Desta feita, e numa altura em que assume também a direção do prestigiado Jornal do Centro, Paulo Neto, reconhecido estudioso e divulgador da obra do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, protagonizou o primeiro do Ciclo de Colóquios "Aquilino Ribeiro – Tríptico Autobiográfico", no dia 26 de maio, no Auditório Municipal de Sernancelhe.

"Cinco Réis de Gente – a infância no Carregal" foi o tema escolhido, em que o orador recuou aos tempos de infância de Aquilino para demonstrar, com factos e com fotografias inéditas, a importância que o meio exerceu na formação da personalidade e as influências que o escritor conheceu nos primeiros anos da sua vida. Tendo como referencial a obra "Cinco Réis de Gente", romance editado em 1948, Paulo Neto centrou este primeiro colóquio nos anos que antecederam a ida de Aquilino Ribeiro para o Colégio da Lapa, o que de facto aconteceu em 10 de Julho de 1895, aos 10 anos de idade.

Com o Auditório repleto, onde não faltaram alunos da ESPROSER (Escola Profissional de Sernancelhe), Paulo Neto emprestou à sessão todo o seu conhecimento aquiliniano, destacando-se também um entusiasmo inigualável e uma capacidade pedagógica que conseguem prender a atenção da plateia do primeiro ao último segundo.

"Da nossa parte, o nosso melhor será sempre pouco para o muito que Aquilino Gomes Ribeiro merece, em particular, e merecem todos os Sernancelhenses, em geral", escreveu Paulo Neto no Editorial do primeiro número da Revista Aquilino, não escondendo o gosto pessoal por lugares de Sernancelhe que marcaram Aquilino, como o Carregal e a Lapa.

Ainda sem datas definidas, acontecerão mais dois colóquios: "Uma Luz ao Longe – a adolescência no Colégio da Lapa", e "A Via Sinuosa – da adolescência à juventude; de Soutosa a Lamego...".

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s