5º Festival de Música da Primavera é organizado pelo Município de Viseu e pelo Conservatório de Música de Viseu
Concerto de André Roque Cardoso e Sanja Repse esgota Teatro Viriato, em Viseu
O pianista sernancelhense André Roque Cardoso e a violoncelista eslovena Sanja Repse esgotaram o Viriato Teatro Municipal de Viseu, na noite de 24 de abril, com um concerto integrado no 5º Festival de Música da Primavera, organizado pela Câmara Municipal de Viseu e pelo Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão.
Tendo como mecenas a Farmácia Marques, o concerto teve a duração de aproximadamente uma hora e foram interpretadas peças de Fernando Lopes Graça: Três Canções Populares Portuguesas; C. Debussy: Beau Soir; L.M. Skerjanc: Cinco Melodias Líricas e J. Brahms: Sonata op.38.
Um espetáculo emotivo e vibrante foi o resultado desta parceria entre André Cardoso e Sanja Repse, dois artistas conceituados que têm atuado nas mais importantes salas europeias. Como lembrou José Carlos Sousa, professor de música do Conservatório de Viseu e diretor artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, André Roque Cardoso nasceu em Sernancelhe, foi aluno do Conservatório de Música de Viseu e estudou piano com a professora Rosgard Lingardsson. Em 2000, foi admitido na classe do professor Vitali Dotsenko, na Universidade de Aveiro. Ingressou posteriormente na École Normale de Musique de Paris, onde trabalhou com Guigla Katsarava, tendo obtido o "Diplome d´Exécution", "Diplome Superieur d´Exécution", "Diplome Superieur de Concertiste" e, recentemente, a "Classe de Perfectionnement", considerados dos mais importantes certificados na classe de piano.
André Cardoso assistiu e participou em masterclasses, das quais se destacam as orientadas por Diane Anderson, Alfred Brendel, Abdel Rahman El Bacha, Sequeira Costa, Jorg Demus, Liv Glaser, Roy Howat, Andrezej Pikul e Valery Staradubrovsky. A par da sua formação como músico, André Cardoso lecionou a disciplina de Piano no Conservatório de Seia (onde desempenhou a função de pianista acompanhador da classe de clarinete) e no Conservatório de Coimbra.
Foi premiado em diferentes concursos nacionais e internacionais e foi o mentor, organizador e diretor artístico do evento "As Lições dos Jovens Mestres", cuja primeira edição, em 2012, começou em Sernancelhe e percorreu depois o Conservatório de Música da Guarda e a Academia de Artes de Chaves.
Sanja Repse começou a estudar violoncelo aos 12 anos de idade, tendo alguns meses depois obtido o seu primeiro prémio numa competição nacional. Em 2000, ganhou a competição Jovens Músicos na Eslovénia na categoria de violoncelo solo, e em 2002 em música de câmara com o Slovenian Piano Trio. Sanja recebeu vários prémios em competições internacionais em Itália, Alemanha, Croácia e Áustria.
Em Setembro de 1999 entrou no Conservatório P.I. Tchaikovsky, em Moscovo, na classe de I. Gavrish. Depois de ter recebido o diploma em Moscovo tornou à Eslovénia para fazer a pós graduação na Academia de Música de Liubliana com o professor C. Skerjanc e recebeu o diploma com a qualificação de "Cellist Especialist". Em Outubro de 2006 rumou a Paris onde estudou com o Professor J. Barthe na École Normale de Paris, onde obteve o "Diplome de Concertist" em abril de 2008.
Sanja Repse deu concertos por toda a Europa, enquanto solistas em orquestras, em recitais a solo, e em formações de música de câmara. Em 2004 começou a sua carreira de ensino na Music Studio Tartino em Liubliana. Os seus alunos são já vencedores de vários concursos nacionais e internacionais. Em 2008 deu a sua primeira masterclass. Atualmente ensina na Music Studio Tartini, no Conservatório de música e ballet de Liubliana, e na Escola de Música de Velenje. Entre 2012 e 2011 tocou com os seus alunos em várias cidades de Portugal (Sernancelhe fez parte deste roteiro) e França. É co-autora de "Primeiros Passos", livro escolar para iniciantes do violoncelo.