Iniciativa inédita começou em Sernancelhe, passa pela Guarda e termina em Chaves. André Roque Cardoso é o mentor do projeto, que tem tudo para ser uma marca de Sernancelhe
"JOVENS MESTRES" PORTUGUESES DERAM LIÇÕES DE PIANO EM SERNANCELHE
O Auditório Municipal de Sernancelhe recebeu, na noite de 24 de março, perto de três centenas de pessoas para assistirem à iniciativa "As Lições dos Jovens Mestres". Projeto musical inovador, concebido e dinamizado pelo pianista Sernancelhe André Roque Cardoso, trouxe três dos mais distintos jovens músicos portugueses a estudar no estrangeiro para partilharem a sua sabedoria e paixão musical com o público, que veio dos mais diversos pontos do País.
A iniciativa, organizada pelo Município de Sernancelhe, em cooperação com o Conservatório de Música de São José, da Guarda, e a Academia de Artes de Chaves, e que teve a particularidade de incluir um concurso onde a votação foi feita inteiramente pelo público, exibiu como momento alto o duo André Roque Cardoso, ao piano, e Margarida Santos, no violino. E se André é detentor do diploma de concertista pela École Normale de Paris, Margarida Santos, de apenas sete anos de idade, também natural e residente em Sernancelhe, é aluna do Conservatório de Viseu, tendo arrecadado já vários prémios de melhor intérprete de violino.
Num ambiente fantástico, em que o público ocupou os corredores em redor dos artistas, a decoração da florista Mil em Rama trouxe intimismo ao espaço e a plateira interagiu verdadeiramente com os pianistas, todos com um admirável percurso musical. Novas abordagens, a essência pedagógica e a excelência artística dos convidados foram condimentos que Daniel Filipe Cunha, Universidade do Kansas (Estados Unidos da América), João Costa Ferreira, École Normale de Musique de Paris - Université de la Sorbonne (França) e Raúl da Costa Hochschule für Musik, Theater und Drama, Hannover (Alemanha), trouxeram a estas "lições dos jovens mestres".
A experiência dos três jovens convidados ofereceu um confronto interessante de ideias, descobertas, ensinamentos estilos musicais e artísticos enriquecedores. O resultado foram três atuações muito aplaudidas pelo público e, no final, foi Raúl da Costa o escolhido da plateia.
Sernancelhe marcou o arraque do evento "As lições dos jovens mestres", que seguiu, nos dias 25, 26 e 27, para o Conservatório de Música de São José, na cidade da Guarda. Daí vai para a Academia de Artes de Chaves, isto nos dias 28, 29 e 30, onde termina. Nestes dois locais, para além do concerto/conversa com o público, os alunos tiveram ainda a possibilidade de frequentar masterclasses. No caso, "youngclass", já que os orientadores são jovens músicos, consistindo em aulas públicas com a singular oportunidade de assistirem a novas abordagens, e até mesmo inesperadas, que criaram uma empatia especial com os participantes e ouvintes.
As "Lições dos jovens mestres" evidencia-se por ser um projeto que percorre uma vila (Sernancelhe) e duas cidades do interior do País (Guarda e Chaves), localidades que partilham enorme tradição e dinâmica musical, visível nas diversas atividades que desenvolvem ao longo do ano em prol da música e da cultura. Contando com a organização de André Roque Cardoso, Vânia Santos e Eunice Viana, a iniciativa recebeu os apoios do Município de Sernancelhe, Pensão Aliança, Academia de Artes de Chaves, Santa Casa da Misericórdia da Guarda (Conservatório de S. José), WamJam Design, EPTA – European Piano Teachers Association, POPH, Ministério da Educação e Ciência, QREN e União Europeia.