“As Lições dos Jovens Mestres”

Três jovens pianistas estrangeiros deram lições de piano no Auditório Municipal

O Auditório Municipal de Sernancelhe recebu, entre 1 e 3 de março, a segunda edição de “As Lições dos Jovens Mestres”, projeto idealizado em 2012 pelo jovem sernancelhense André Roque Cardoso, pianista da École Normale de Paris. Três jovens pianistas estrangeiros partilharam, com novas abordagens, num ambiente intimista e em permanente interação com o público, a sua sabedoria e paixão através de concertos, concursos, conversas e "youngclasses". Ecaterina Baranov, da Moldávia, foi a mais votada pelo público, numa iniciativa que segue para Ponta Delgada, Açores, entre 1 e 3 de abril, e Coimbra nos dias 8 e 9 de maio.

Projeto organizado pelo Município de Sernancelhe, contou este ano com parceiros como a Região Autónima dos Açores, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Cultura, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, EPTA – European Piano Teachers Association, Associação dos Amigos do Conservatório de Coimbra, Conservatório de Coimbra e o Teatro Micaelense.

Ecaterina Baranov (Moldávia), Elise Bachour (França) e Miho Nagata (Japão) foram os mestres que estiveram em concerto e participaram em youngclasses. O concerto de abertura, que decorreu no dia 1 de março, terá a particularidade de incluir um concurso onde a votação foi feita inteiramente pelo público, pretendendo-se criar um envolvimento mais íntimo, mais informal entre pianistas e plateia, potenciando momentos de descontração mas também de informação, nomeadamente acerca de como ingressar numa escola de música no estrangeiro.

Depois de em 2012 “As lições dos jovens mestres" terem passado Guarda e Chaves, dois anos depois esta 2ª edição contempla Ponta Delgada e Coimbra, onde, para além do concerto/conversa com o público, os alunos terão a possibilidade de frequentar masterclasses. No caso serão "youngclasses", já que os orientadores são jovens músicos, consistindo em aulas públicas com a singular oportunidade de assistirem a novas abordagens, e até mesmo inesperadas, que criarão uma empatia especial com os participantes e ouvintes.

Ainda que tratando-se de um projeto com raízes numa vila do interior de Portugal, “As  Lições dos Jovens Mestres" têm estabelecido importantes parcerias com cidades do nosso país, tornando visível o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, bem como a tradição cultural e musical que as carateriza.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca