Festa de Natal para todas as Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar

Iniciativa envolveu o Município, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais

Festa de Natal para todas as Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar

Com o fim de ano letivo a chegar e o cheirinho a Natal a dominar a atmosfera, o Município de Sernancelhe, em colaboração com o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, preparou, no dia 15 de Dezembro, uma grande festa de Natal para as crianças do 1º Ciclo e do Pré-escolar. O Auditório foi o anfiteatro escolhido para levar por diante a iniciativa, sempre muito animada, onde alunos dos pólos de Sernancelhe, Carregal, Ferreirim e Vila da Ponte, e os meninos dos Jardins-infantis e da Casa da Criança, acompanhados pelos pais, passaram momentos bem divertidos, plenos de sentido pedagógico e com grande respeito pelo espírito de Natal. No final, e como recordação desta Festa de Natal, levaram para casa um presente simples mas muito útil, uma bonita caneca decorada com motivos natalícios.

Mas, mais do que presentes de Natal, as crianças experimentaram sensações que as alegraram e encantaram. O filme sobre o Natal prendeu a atenção pela mensagem de carinho e ternura que transmitiu, enfatizando a importância do sentido familiar, e demonstrando o quanto são excepcionais as crianças do Concelho de Sernancelhe ao terem direito a aulas de inglês, educação física, natação, escola de transito, entre outras valências oferecidas pelo Município no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s).

A música, outra das vertentes do complemento educativo em Sernancelhe, também não faltou nesta festa de Natal. Os acordes ficaram a cargo dos professores Horácio, Jorge e Stephanie. Canções de Natal, sempre muito bonitas, que puseram miúdos e graúdos a dançar e a pular na plateia do Auditório Municipal.

Mas o que mais interagiu com as crianças foi a peça interpretada pela Filandorra, companhia de Teatro com a qual o Município têm um protocolo. "A história do macaco sem rabo" conta que era uma vez um Macaco que tinha um rabo muito grande, e ele estava tão farto do seu rabo que foi a um barbeiro e pediu-lhe que lho cortasse. O barbeiro cortou-lhe a cauda e o Macaco saiu de lá todo contente. Mas ao ir para casa passou por um grupo de pessoas, que começaram a gozar com ele "Olha o macaco sem rabo! Olha o macaco sem rabo!" e a rirem-se muito. Todos os dias era o mesmo, até que o Macaco se fartou e voltou ao barbeiro para pedir a cauda de volta - "A tua cauda não ta posso dar que já não a tenho", disse o barbeiro. Ao que o Macaco respondeu "Ah não tens a cauda?! Então levo-te a navalha!. A história continua, sempre com o macaco a fazer grandes macacadas com a plateia, a animar o público infantil com os seus pulos e tropelias. Referir ainda que o cenário, simples mas muito eficaz, trazido pela Filandorra despertou nos mais novos a atenção necessária para perceberem a história e mergulharem na sua trama.

A finalizar, chegou o momento por que todos aguardavam: a "aterragem do Pai Natal" no Auditório. Carregado de presentes, com as barbas cada vez mais brancas, ligeiramente derrubado com a carga que transportava, acenou a todos os meninos e começou a sua missão de distribuidor de sorrisos e sonhos. É assim o Natal, em Sernancelhe.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s