Freguesia de Granjal solidária para com menino de 12 anos

Doença rara obrigou à amputação da perna esquerda ao Alex. Custo das próteses gerou onda de solidariedade pelo País

Freguesia de Granjal solidária para com menino de 12 anos

Desde que Alexandre Pascoal, mais conhecido por Alex, esteve no programa televisivo de Fátima Lopes, na TVI, a sua história ganhou dimensão nacional. Uma doença rara detetada aos três anos obrigou a que em Setembro deste ano lhe fosse amputada a perna esquerda. Os pais, depois de vários anos a suportarem todas as despesas e sem condições financeiras para adquirirem próteses, lançaram o apelo nacional e, um pouco por todas as localidades, o caso do Alex sensibiliza as pessoas. Na Freguesia de Granjal, no dia 3 de Dezembro de 2011, foi desencadeada uma ação de solidariedade para angariação de receitas para o Alex, que rendeu perto de três mil euros. A grande novidade foi mesmo o espetáculo de Freestyle oferecido pelo granjalense Carlos Pacheco, da Lider Sport.

Natural de Mangualde, Alexandre Pascoal é um menino simples e muito alegre. Percebe-se isso quando, ao colo dos amigos, agradece a festa, as palmas e o gesto de quem contribui com a compra de uma rifa ou a ajuda espontânea depositada numa das caixas que as meninas da organização ostentam. "Ninguém imagina quantas pessoas fazem parte já desta onda de apoio ao Alex", ouve-se de um elemento da organização, envergando uma t-shirt azul-bebé com a mensagem "o meu Euro fez um sorriso". É fácil imaginar. Basta olhar para a determinação dos jovens da organização e percebe-se que comungam da causa do Alex, sentem o drama e reconhecem as dificuldades de quem precisa de ajuda.

A festa no Granjal, no largo do Paúl, onde se situa a sede da Junta de Freguesia, contou com duas partes distintas. Na primeira, foi o som das concertinas que abrilhantou o serão, com perto de uma dezena de grupos de tocadores, de diversas regiões, a mostrarem as suas músicas tradicionais e a sua cultura. Aproveitando o calor produzido por um cepo em animada combustão, o convívio foi espontâneo e as concertinas lembraram, principalmente aos mais velhos, tempos de antanho.

Carlos Pacheco, da Lider Sport, ofereceu espetaculo de freestyle

A segunda parte da festa contou com um protagonista especial: Carlos Pacheco. Conhecido do mundo do Freestyle, Pacheco é natural do Granjal, terra do pai, e onde frequentou a escola primária. Sensibilizado com o problema do Alex, Carlos Pacheco não hesitou em oferecer um espetáculo completo, onde não faltou o seu potente carro, Paulo Matias (Moto e moto 4), Paulo Micaela (troféu perícias Opel) e ainda o seu filho, já a conduzir um kart. Durante quase duas horas, a improvisada pista do Paúl, serviu na perfeição para que os pilotos demonstrassem toda a sua qualidade e arrancassem do público muitos aplausos.

Carlos Pacheco, que no dia seguinte tinha uma prova em Aveiro, agradeceu ao público e lembrou que "o que aqui nos trouxe foi o Alex, um menino que precisa da ajuda de todos nós. Vamos ajudar o Alex, dar-lhe força neste momento", apelou Carlos Pacheco, que no fim da prova de Freestyle brindou, juntamente com os outros pilotos, o Alex com uma volta de agradecimento pela pista em cima de uma moto 4.

A finalizar a noite, as Ondas Musicais encheram o salão da Junta de Freguesia de Granjal. Animação, desporto, música, convívio, festa... tudo por uma causa nobre: ajudar quem mais precisa.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s