Expomáquinas mostrou novidades da agricultura no Exposalão Sernancelhe

Certame foi visitado por um milhar de pessoas e contou com a presença do Presidente da AJAP

Expomáquinas mostrou novidades da agricultura
no Exposalão Sernancelhe

O Exposalão Sernancelhe acolheu, nos dias 25, 26 e 27 de Novembro, a primeira edição da ExpoMáquicas, certame dedicado à agricultura, visitado por mais de um milhar de pessoas, onde estiveram presentes expositores de várias zonas do país, mostrando as novidades da maquinaria agrícolas, bricolage e jardim. Firmino Cordeiro, Presidente da Associação Nacional de Jovens Agricultores (AJAP), presente na abertura da Expomáquinas, lançou o desafio para que se aposte na agricultura e se encare o sector como vital para a economia portuguesa: "A agricultura é a actividade estruturante do Mundo Rural", disse.

Garantindo que "há apoios para a agricultura", o responsável pela AJAP reforçou a necessidade de ser reconhecida a "figura do Jovem Empresário Rural, que permitiria contrariar alguns dos fenómenos preocupantes do Mundo Rural, nomeadamente o elevado risco de abandono, a perda de população particularmente sentida nos escalões mais jovens e na criação de empresas agrícolas multifuncionais", acrescentou Firmino Cordeiro.

Opinião partilhada, de resto, na sessão de abertura, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, que, dirigindo-se aos alunos da Escola Profissional e da ACIS exortou a que encarem a agricultura como opção de futuro e vejam nestas iniciativas "a organização, o trabalho e a dedicação, fundamentais para promovermos os produtos que pretendemos comercializar". Aos empresários elogiou a aposta em Sernancelhe, no Exposalão, neste certame, para mostrarem as suas máquinas, fazerem negócios ou simplesmente estabelecerem contactos.

João Rainho, Presidente da ACIS, evidenciou a missão da sua associação, agradeceu a todos quantos participaram na organização do evento ExpoMáquinas e desafiou os empresários a continuarem a ser agentes dinamizadores da nossa economia. Lembrou, a propósito, outros acontecimentos já com lugar fixo no calendário regional como a Expousados e a Expoconstrução.

Argumentos não faltaram para que os visitantes pudessem perceber como vai o sector da maquinaria agrícola. O sucesso da iniciativa deixou a organização satisfeita e é certo que a segunda edição da Expomáquinas vai mesmo acontecer já no próximo ano. Organizada pela AREAevent, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe (ACIS), a feira surgiu com o objectivo de dinamizar o setor agrícola, mostrar as novidades, as novas técnicas e conceitos e as perspectivas de futuro. Em complemento, e porque está igualmente em franca expansão, a bricolage e a jardinagem mostraram os mais modernos utensílios e maquinaria que garantem profissionalismo à actividade.

Estando Sernancelhe situado numa região de forte implementação do sector primário, a actividade agrícola reveste-se de grande importância para a economia local. Batata, vinha, maçã e castanha, muitos são os produtos com enorme potencial que podem revelar-se essenciais para o desenvolvimento deste território, podendo a agricultura cotar-se como determinante para a região. Durante os três dias, no Exposalão Sernancelhe, congregou-se a vontade em realizar bons negócios, a curiosidade em conhecer as novidades do setor agrícola e a vontade em conviver e confraternizar com técnicos especializados.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s