Missa dominical no Santuário de Nossa Senhora da Lapa foi animada pela associação que completa 30 anos de existência
Banda Musical 81 de Ferreirim foi à Lapa homenagear o seu fundador, Padre José Alves Amorim
Os peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Lapa foram apanhados de surpresa na manhã de domingo, 27 de Novembro. Aliás, estariam muito longe de imaginar que naquele local de silêncio e contemplação irrompesse em desfile pela Avenida Padre Francisco Pinto Ferreira a Banda Musical 81 de Ferreirim, interpretando uma marcha. O motivo da presença na Lapa enquadra-se na comemoração dos 30 anos de existência; mas foi sobretudo uma homenagem singela para com o seu fundador, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Padre José Alves Amorim.
A surpresa foi ainda maior para quem assistiu à missa. A animação musical da homilia coube à Banda Musical 81 de Ferreirim, que ocupou o coro da Igreja do Santuário. Carlos Manuel Ramos dos Santos, Presidente da Direção, usou da palavra momentos antes da missa para reconhecer que "é com grande satisfação que a Banda Musical 81 de Ferreirim vai hoje abrilhantar a missa aqui na Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Este facto prende-se com as comemorações dos 30 anos desta colectividade, que tem vindo a desenvolver, ao longo do ano 2011, várias iniciativas comemorativas tanto no Concelho como no País".
Aquele responsável directivo explicou a ação como uma forma de "distinguir a Lapa, um Santuário de grande preponderância religiosa, um local de referência do Concelho de Sernancelhe". Mas também e principalmente, acrescentou, "esta iniciativa significa muito mais! Significa também distinguir o Sr. Padre José Alves Amorim, Reitor do Santuário da Lapa, fundador desta banda, mentor desta grande associação. Uma Associação com sede em Ferreirim que conseguiu percorrer um caminho com três décadas, sendo também ela já uma referência do nosso Concelho. É com grande orgulho e satisfação que estamos aqui hoje. Agradeço, antecipadamente, ao Sr. Padre José Alves Amorim, por ter distinguido a Banda, os seus músicos, Ferreirim, e afinal todo o Concelho por esta oportunidade, sem dúvida marcante, e que é mais um momento importante para o currículo desta agremiação".
Por fim, e olhando para a igreja já repleta de fiéis, o Presidente da Direcção da Banda Musical 81 de Ferreirim, agradeceu "também a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Dr. José Mário Cardoso, e do Sr. Vice-presidente, Dr. Carlos Silva, presenças que nos distinguem e servem de estímulo para que continuemos a promover a música e a cultura, já que o apoio do Município tem sido determinante para a qualidade e vitalidade deste projecto".
Visivelmente agradado com a surpresa, o Padre José Alves Amorim dedicou a reflexão da missa aos "acasos". Aos "acasos" da vida. "Acasos" que guiam o ser humano ao longo de todo o seu percurso na terra. "Acasos", reconhece Padre Amorim, determinantes para ter tido uma vida ligada à música e ao nascimento e projeção da Banda Musical 81 de Ferreirim. "Acasos", acrescentamos nós, responsáveis por Ferreirim continuar, 30 anos depois, a exibir uma Banda de grande qualidade e um verdadeiro porta-estandarte do Concelho.
Ao longo da missa, foram várias as interpretações da Banda Musical. Todas elas de grande brilhantismo e perfeitamente enquadradas na celebração religiosa. No final, Padre José Alves Amorim reforçou o seu agradecimento, desejando sucesso à Banda, parabenizando os directores e maestro e toda a comunidade que continua a emprestar os seus filhos para "engrossar as fileiras " tanto da Escola de Música como da Banda.